Pernambuco busca fortalecer a gestão dos recursos hídricos

Por Assessoria de Comunicação da Compesa

A eficientização da gestão dos recursos hídricos e o fortalecimento de políticas públicas para o setor foram pautas de uma reunião nesta semana no Recife, entre o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, e a diretoria da Agência Nacional de Águas (ANA). Também estiveram presentes representantes da A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), APAC, CPRH e Secretaria de Meio Ambiente. Na ocasião, foi discutida a utilização de ferramentas estratégicas para integração, uniformização e planejamento das atividades técnicas realizadas, levando em conta os impactos econômicos, políticos, ambientais e sociais.

O encontro tratou de projetos estratégicos para o Estado, a exemplo da transposição do Rio São Francisco, das adutoras, que têm ampliado o abastecimento em diversos municípios; do próprio projeto de desenvolvimento da área de recursos hídricos, além das barragens e da intensificação das ações de fiscalização dos equipamentos.

A secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, explica que Pernambuco conta com um viés histórico de planejamento e gestão no âmbito dos recursos hídricos, mas reforça a importância do apoio da Agência e da integração entre os órgãos gestores para a ampliação das ações. “Já existe uma política estadual de recursos hídricos consolidada, e receber essa equipe foi um trabalho bastante produtivo. A gente é bem otimista com as melhorias na gestão que o Estado pode desenvolver, por possuir grande capacidade de fiscalização e atuação na área”, afirmou.

Hoje também foi possível apresentar os resultados do que vem sendo realizado através de programas conveniados junto à ANA, como o Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), executado pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC). O programa disponibiliza recursos para serem aplicados em ações e investimentos, que possam contribuir com as diretrizes da Política Nacional de Recursos Hídricos e a melhorar a gestão nesse sentido.

“Temos o objetivo de ter uma gestão dos recursos hídricos fortalecida nos estados. Procuramos, dessa forma, otimizar os recursos e fornecer às administrações estaduais a possibilidade de consolidarem informações regionalizadas, que sejam utilizadas pela União”, destacou o diretor da ANA, Ricardo Andrade.

No próximo dia 21/2 a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos e a APAC devem participar da 4ª Reunião para o Fortalecimento da Gestão dos Recursos Hídricos, em Brasília, com a presença de secretários de recursos hídricos de todo o país, com o objetivo de renovar os compromissos para uma gestão cada vez mais integrada.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores