O objetivo da iniciativa é sensibilizar mulheres para que se tornem protagonistas de ações voltadas para a gestão sustentável dos recursos hídricos

Da Agência Brasília

12/3/18  16:58

Estão abertas as inscrições para a oficina Embaixadoras da Água, uma das atividades do 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em Brasília de 18 a 23 de março. Serão disponibilizadas 70 vagas para mulheres de todo o Brasil.

A oficina será em 20 de março, das 9 às 12h30, na Sala de Diálogos Água em Movimento, na Vila Cidadã, montada no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. O objetivo é sensibilizar mulheres a se tornarem protagonistas de ações voltadas para a gestão sustentável dos recursos hídricos.

A programação inclui dinâmicas vivenciais, palestras e roda de debates em torno do tema sob a perspectiva feminina. A iniciativa é da Academia de Formação de Embaixadoras da Água, parceria entre o Brazil Women for Water, o Soroptimist International e o Women for Water Partnership.

A criação de um espaço específico feminino em torno da causa resulta do princípio 3 da declaração aprovada na Conferência Internacional de Água e Meio Ambiente, em Dublin, na Irlanda, em janeiro de 1992.

Segundo o documento, “as mulheres têm papel fundamental na administração, gestão e proteção dos recursos hídricos”. Constata ainda a carta que a importância feminina está implícita no processo, mas isso raramente se verifique nos arranjos institucionais.

A academia está envolvida em ações voltadas ao alcance da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a entidade trabalha duas interfaces: Igualdade de gênero (ODS 5) e Água e saneamento (ODS 6), segundo informa a coordenadora da oficina, Yara Blochtein.

Entre outras autoridades no tema, a programação contará com a presença de Mariet Verhoef Cohnenm, presidente da International Soroptimist; Margarida Yassuda, vice-presidente do Women for Water Partnership e Eunice Cruz, presidente da Ong BPW Brasil (Business Professional Women).

Também têm presença confirmada Agatha Tomazi, coordenadora do Parlamento Latino-americano Caribenho da Juventude pela Água e Daniela Nogueira, doutora em Água e Gênero pela UnB. Os especialistas Eldis Camargo dos Santos e Demetrios Christofidis atuarão como facilitadores dos debates.

O que é o Fórum Mundial da Água

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos.

Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da ANA.

O fórum ocorre a cada três anos e já passou por: Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

8º Fórum Mundial da Água

De 18 a 23 de março

No Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

Inscrições abertas no site oficial do evento

Oficina Embaixadoras da Água

20 de março

Na Vila Cidadã (Estádio Mané Garrincha)

Inscrições abertas (Clique aqui)