Obras estão em andamento no Parque Centenário da Imigração Japonesa, no Paraná

Estão em andamento as obras no Parque Centenário da Imigração Japonesa, em Curitiba. O espaço será transformado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em um polo irradiador de conhecimento e educação para a sustentabilidade. Nessa semana, teve início a limpeza dos lagos localizados na área, com a retirada de plantas macrófitas. Os trabalhos de reforma do prédio e de jardinagem também estão em ritmo acelerado. A previsão é a de que o Parque seja entregue à população nas próximas semanas.

“O Parque abrigará um conjunto de atividades para sensibilizar, mobilizar e promover a reflexão da sociedade sobre a problemática ambiental atual, a preservação dos recursos hídricos e o papel de cada cidadão neste cenário”, explicou o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche.

Os conceitos a serem abordados no espaço serão materializados no Memorial do Rio Iguaçu, a ser montado na parte superior do prédio. O Parque está localizado às margens do Rio Iguaçu, a poucos quilômetros de sua nascente. Aspectos históricos, de ocupação e potenciais das bacias do Alto, Médio e Baixo Iguaçu farão parte da exposição.

O espaço para ações socioambientais será aberto a toda população. Visitas pré-agendadas, especialmente voltadas aos alunos do ensino fundamental e médio, vão ocorrer de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Aos sábados e domingos, o espaço estará aberto à visitação espontânea de toda comunidade, com visitas mediadas em horários específicos no período em que ficar aberto ao público.

No local, estarão disponíveis ainda uma sala multimídia e um auditório para 120 pessoas. O objetivo é que sejam promovidos cursos de capacitação para a comunidade do entorno, além de palestras e eventos voltados à temática ambiental. Para promover a ocupação cidadã do espaço, a Sanepar terá apoio e parceria da Prefeitura de Curitiba e também da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba).

O presidente da entidade, Rui Hara, comemora o fato de que a entrega do Parque pela Sanepar e Prefeitura ocorra no ano da comemoração dos 110 anos da imigração. Segundo ele, a associação apoiará as atividades socioambientais e também será a responsável por promover e disseminar a cultura japonesa no local, por meio de oficinas, cursos e outras atividades. “Estamos comprometidos como projeto”, afirmou.

CONTEXTO AMBIENTAL – A Sanepar desenvolve desde 1990 ações de educação socioambiental com o intuito de contribuir para a formação uma consciência crítica, voltada para repensar as questões ambientais e os cuidados com o meio ambiente, em especial os cuidados com a água.

Em 2011, diante da revisão da política ambiental corporativa, a Sanepar assegurou seu compromisso de fortalecer os programas de educação socioambiental ampliando, assim, as parcerias e o público a ser atendido com a disseminação de valores e práticas sustentáveis no uso adequado dos recursos hídricos, no âmbito do saneamento ambiental.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores