Novo equipamento do Sistema de Água já está em funcionamento em Santarém (PA)

Por Assessoria de Comunicação da Cosanpa

Foram quatro dias de trabalho intenso para instalar o novo equipamento que vai garantir a segurança e confiabilidade do sistema de água para nove bairros de Santarém. Na sexta-feira (12), o sistema Irurá já começou a operar com a nova bomba mais potente e eficiente.

O equipamento chegou esta semana à Santarém e não foi necessário interromper o abastecimento para a instalação, já que foi utilizada uma saída paralela do sistema. O conjunto motobomba, feito apenas sob encomenda, foi produzido na cidade de Itapira, em São Paulo, e custou cerca de R$ 500 mil para atender o sistema Irurá, que consiste no poço, reservatório apoiado e elevado central. Os bairros atendidos são Jardim Santarém, Aeroporto Velho, Interventoria, Aldeia, Centro, Santa Clara, Santíssimo, Umari e Cohab.

“O abastecimento vai melhorar consideravelmente tendo em vista que é um equipamento novo, de alta eficiência e com um perfil construtivo adequado para Santarém. O equipamento é feito sob encomenda e, nos testes feitos, observou-se que o equipamento está dentro dos padrões e do esperado. O novo equipamento aumenta a confiabilidade do sistema e o rendimento vai atender satisfatoriamente a população”, explicou Wandercley Nascimento, gestor da unidade executiva de manutenção da Cosanpa.

No último fim de semana, o equipamento que operava no sistema há seis anos queimou e uma substituição emergencial foi realizada para garantir o abastecimento, enquanto o novo equipamento ainda estava sendo transportado para o município. Agora, com a instalação do conjunto motobomba, a vazão de produção irá aumentar e melhorar o abastecimento para o bairros que integram o sistema Irurá.

“O maior benefício é a segurança do equipamento, que é novo e moderno. O equipamento que estava em operação ficou sucateado, porque não houve manutenção adequada. Temos que parabenizar a nova diretoria e o governo do Pará por essa iniciativa e respeito aos moradores de Santarém”,  disse Adalberto Anequino, gestor regional da Unidade Baixo Amazonas da Cosanpa.

 

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores