Município de Cruz das Almas (BA) firma contrato de programa com a Embasa

Por Assessoria de Comunicação da Embasa

06/02/2019

O Município de Cruz das Almas (BA) e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) firmaram um contrato de programa, garantindo investimentos em infraestrutura e melhoria dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário para os próximos 30 anos, conforme os termos do Plano de Saneamento Básico do município. Com cobertura de atendimento, na área urbana, de 99%, em abastecimento de água, e 35% em esgotamento sanitário, Cruz das Almas, com este contrato, passa a contar com as vantagens da cooperação com o Estado da Bahia/Embasa, na qual está assegurado o acesso a recursos públicos oriundos do Orçamento Geral da União, da isenção de alguns impostos e da própria capacidade de caixa da Embasa para investimentos.

A execução do contrato de programa firmado entre Cruz das Almas e a Embasa será fiscalizado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa). No documento, estão inscritas as obrigações da Embasa, do município e dos usuários de abastecimento de água e esgotamento sanitário, assim como estão anexadas as metas de expansão do atendimento e de melhoria da prestação dos serviços.

Para o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, esse é “um passo fundamental para a consolidação de uma gestão planejada, que leva em consideração o perfil de crescimento populacional dos municípios e conduz as companhias de saneamento a se estruturarem para atender, de forma eficiente e eficaz, as demandas da sociedade baiana.”

O prefeito Orlandinho Pereira destacou que “a Embasa tem sido uma parceira dos cruzalmenses e eu, na condição de gestor, sei cobrar, mas também reconheço que esse contrato celebra uma trajetória vitoriosa entre a Embasa e nosso município”.

Além do presidente Rogério Cedraz e do prefeito Orlandinho Pereira, participaram do ato de assinatura do contrato, o então secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Cássio Peixoto, o deputado estadual Robinson Almeida, a superintendente de operação da região sul,  Polyanna Duarte, o gerente Gildeone Santos e o assistente técnico administrativo Domingos Lima, ambos da Unidade Regional de Santo Antônio de Jesus e a equipe da Unidade de Relacionamento com Titulares (Alberto Oliveira, Adélia Andrade e Maria Valéria Ferreira).

Cruz das Almas, importante centro do Recôncavo baiano, possui aproximadamente 65 mil habitantes. Conhecida como “capital do fumo”, a economia do município tem forte potencial relacionado à agricultura, possuindo também indústrias e distribuidoras, tendo também uma vertente turística principalmente em relação ao São João, considerado um dos melhores do Nordeste brasileiro.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores