Valor Econômico
21/05/2020

Por Mariana Ribeiro, Marcelo Ribeiro e Matheus Schuch

Em reunião com o presidente Jair Bolsonaro, governadores e ministros, presidente da Câmara defendeu o trabalho conjunto entre União e entes federados contra a pandemia

Em reunião com o presidente Jair Bolsonaro, governadores e ministros, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu o trabalho conjunto entre União e entes federados para o enfrentamento da pandemia e disse que o pós-crise exigirá o aprofundamento da agenda de reformas.

Segundo ele, o encontro, que discute a sanção do projeto de socorro financeiro a Estados e munícipios, “simboliza a importância da federação”. “Esse projeto tem sua sanção em momento importante de enfrentando à crise”, disse.

Maia afirmou que, no pós-pandemia, haverá “uma nova realidade”, de reorganização do Estado “em outro patamar”. “Quem pensava em uma reforma administrativa com relação dívida/PIB de 70% agora vai ter que pensar em relação de 100%”, disse.

Ele disse também que a reforma tributária precisará ser mais profunda, discutindo outros impostos, além dos sobre o consumo, como os sobre a renda. Defendeu ainda a melhoria dos marcos regulatórios, começando pelo do saneamento.

Pelo Twitter, Maia afirmou, após a reunião, que o encontro foi importante para a sanção do projeto de socorro dos Estados. “A união de todos para o enfrentamento ao coronavírus é a sinalização mais importante”, escreveu.

Segundo Maia, “essa unidade vai criar, com certeza, todas as condições para que, em um segundo momento, possamos tratar a pós-pandemia, a nossa recuperação econômica e a recuperação dos empregos dos brasileiros”.

Ele escreveu ainda que a sanção do projeto “vai garantir condições mínimas para que prefeitos e governadores, neste primeiro momento, atendam ao principal objetivo de todos, criando  uma estrutura para que a sociedade possa estar protegida desse vírus, que é um risco grande para a vida de todos nós”.