Livro “Uma História Cheia de Futuro” marca 45 anos da CASAN

Já entregue a autoridades, um livro com os capítulos mais marcantes da história dos primeiros 45 anos da CASAN está chegando às mãos de cada um dos profissionais do quadro funcional da Companhia. Produzido ao longo do ano passado, foi realizado a partir de mais de uma centena de entrevistas e consultas com diretores, funcionários na ativa e outros que vivem o justo descanso após décadas de comprometimento.
Em 154 páginas fartamente ilustradas, o livro, denominado “Uma História Cheia de Futuro”, traz a trajetória e as memórias de homens e mulheres que, com espírito público, deram formato à grandiosidade da nossa Empresa.
Dividido em 15 capítulos e duas Linhas do Tempo (uma do Saneamento em Santa Catarina e outra da trajetória da CASAN), o livro traz bastidores da criação da Companhia, uma entrevista com o ex-governador Colombo Salles – que assinou o ato de criação da empresa em 1971 – e uma biografia do primeiro presidente, Benjamin Lobo de Farias.
A obra mostra também a força transformadora das mulheres ao longo dos anos e narra o desafio de encontrar e captar água nas profundezas de algumas regiões do Estado, como o Oeste.
“Uma história Cheia de Futuro” relata ainda a tensão gerada em meio a rompimentos de grandes adutoras, quando a corrida contra o tempo para restabelecer o abastecimento de cidades inteiras estimula a união das áreas e a solidariedade entre funcionários.
Há um capítulo dedicado aos momentos turbulentos, quando alguns prefeitos optaram pela municipalização ou privatização dos serviços. E outro rememora como a Empresa se reaglutinou e se reinventou, saindo de uma crise, no início dos anos 2000, para o seu mais profícuo momento, gerando o processo que culmina com grandes investimentos e grandes obras, como o Sistema Flocodecantador e o Projeto Rio Chapecozinho.
Projetos caros e nem sempre compreendidos pela opinião pública, os sistemas de esgotamento sanitário mereceram um capítulo à parte. Dentro desse capítulo, que inclui um grande mapa de obras espalhadas pelo Estado, destaca-se o desafio de coletar e tratar esgoto em Florianópolis, uma cidade com território quase todo preservado e protegido por motivos ambientais, históricos ou culturais, que deixa poucas opções à engenharia, desafiando a Companhia.
“A entrega deste livro a cada um dos funcionários é uma forma de agradecer a todos pelo envolvimento e dedicação à Empresa”, destaca o diretor-presidente Valter José Gallina. “Uma dedicação que invariavelmente exige também o sacrifício e a compreensão dos familiares”, complementa.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Casan

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores