Uma comitiva de jornalistas franceses e de representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) visitou Curitibanos (SC) na tarde de ontem (14).
O objetivo foi acompanhar de perto as obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário que acontecem no município desde 2016 e são possíveis graças ao financiamento de R$ 270 milhões realizado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) junto à Agência.
Com esse financiamento é desenvolvido o Programa de Saneamento Ambiental de Cidades de Médio Porte de Santa Catarina, que beneficia diversas cidades de Santa Catarina. Só em Curitibanos o investimento para implantação do sistema público de esgotamento sanitário é de R$ 40 milhões.
Os profissionais de imprensa estão no Brasil para acompanhar o Fórum Mundial da Água, que se realiza em Brasília na próxima semana. Eles chegaram antes ao país para conhecer investimentos da AFD.
“Para nós é uma honra poder contribuir para a melhoria de vida da população brasileira e catarinense, mas é preciso evidenciar que para o programa funcionar é preciso uma sinergia entre os envolvidos, é um conjunto”, destacou o chefe de projetos de Água e Saneamento da AFD, Thibault Rannou.
Além de realizar visita técnica às obas, a comitiva visitou o gabinete do executivo municipal. O gerente de projetos da CASAN, Evandro Martins, destacou que Curitibanos foi a cidade escolhida por se tratar do município que recebe o maior volume de investimentos do financiamento realizado com os franceses.