Janeiro Branco – Aesbe apoia a campanha e reforça a importância dos cuidados com a saúde mental

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo

O Janeiro Branco eleva a conscientização, transforma paradigmas e informa a sociedade a respeito da saúde mental da população.  A campanha foi criada pelo Instituto Janeiro Branco, em 2014, com o objetivo de gerar ações e reflexões   sobre os cuidados com a mente.  O tema do Movimento em 2023 é “A vida pede equilíbrio”. A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) contribui com o Movimento Janeiro Branco e estimula a importância da criação de uma cultura da saúde mental.

De acordo com pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), o Brasil é um dos países que possui o maior número de pessoas depressivas e ansiosas, tendo 63% de indivíduos com ansiedade e 59% com depressão. A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou, em maio de 2013, o Plano de Ação Integral de Saúde Mental 2013-2030 com a finalidade de estabelecer metas que aprofundem as discussões sobre o tema, reorganizem as estruturas sociais que favorecem a ampliação das doenças mentais e reforcem a atenção à saúde mental.

A prevenção realizada com ajuda profissional é fundamental para a mudança desses quadros. Saúde mental é direito de todos! Para mais informações sobre o Movimento Janeiro Branco, acesse o site do Instituto Janeiro Branco, clique aqui.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores