Integrantes da Câmara Técnica de Inovação da Aesbe se reúnem na tarde desta quinta-feira (23)

Por Rhayana Araújo, gerente de Comunicação da Aesbe 

A Câmara Técnica de Inovação (CTI) realizou o primeiro encontro de 2023 nessa quinta-feira (23). Os integrantes fizeram o planejamento das atividades do grupo para este ano. Além disso, o grupo consolidou a criação de três eixos de atuação: Temas de Inovação (Eixo I); Gestão da Inovação (Eixo II); e Gestão do Conhecimento (Eixo III).

A CTI também debateu sobre as recomendações para a criação das áreas de inovação nas Companhias de Saneamento, considerando os objetivos formas de atuação para o benefício das empresas.

“Um dos pontos mais importantes da reunião foi propor um desdobramento da coordenação em três grupos de trabalho, por meio dos eixos de atuação. Nós elegemos três líderes para serem responsáveis por cada eixo e, a partir de abril, já traçaremos um plano para 2023 e teremos uma série de projetos e ações, para gerarmos produtos e resultados importantes e interessantes para as companhias de saneamento, por meio da CTI”, afirmou Ronner Gondin, coordenador da Câmara Técnica de Inovação.

Os integrantes repercutiram, ainda, o evento “Gestão da Inovação no Setor de Água e Saneamento e seu Ecossistema”, ocorrido nos dias 9 e 10 de março, em São Paulo, com realização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Alguns dos temas abordados no evento foram os desafios do saneamento na América Latina e a inovação como elemento catalisador, inovação aberta – como integrar o ecossistema de inovação no saneamento e experiências inovadoras no saneamento. Além disso, tratou-se da iniciativa do BID quanto à fonte de fomento a projetos pilotos de inovação, com potencial de aplicação posterior em escala empresarial”, explicou Fuad Moura, secretário da CTI.

Sergio Gonçalves, secretário executivo da Aesbe, encerrou a reunião com informes dos últimos dias da agenda da entidade, junto aos novos titulares do Ministério das Cidades, e do reestabelecimento do diálogo, com a recriação do Ministério para tratar da agenda do setor de saneamento.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores