Implantação do sistema de esgotamento sanitário em Jaboatão dos Guararapes (PE) inicia pelo bairro de Candeias

O bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes (PE), já está recebendo as principais ações para implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto do município, o segundo maior de Pernambuco. As intervenções iniciaram na Rua Padre Nestor de Alencar e fazem parte da 1ª etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário de Jaboatão dos Guararapes, que também contemplará os bairros de Piedade e Barra de Jangada, beneficiando 55 mil pessoas. Nessa primeira fase, serão investidos R$ 85 milhões, viabilizados pelo Programa Cidade Saneada – uma parceria da Compesa e a BRK Ambiental, e que permitirá a ampliação de 7% para 17% o índice de cobertura de esgotamento sanitário da cidade. A previsão é que, dentro de 15 meses, seja concluído o assentamento da rede coletora de esgoto em todo bairro de Candeias, momento no qual está previsto o início das obras em Piedade e Barra de Jangada.
No canteiro de obras localizado na Rua Padre Nestor de Alencar, que foi totalmente interditada, trabalham cerca de 40 profissionais (diretos e indiretos) e são executadas as escavações e o assentamento de tubulações. Para realizar os serviços também foram mobilizados caminhões basculantes, caminhões pipas, retroescavadeiras, entre outros equipamentos. Antes de iniciar as intervenções, equipes do social visitaram os moradores da rua para informar sobre a realização da obra e levantar as necessidades especiais dos moradores, como passarelas e rampas de acesso. As obras acontecerão por bairros e de forma gradual (por quadras), com o objetivo de minimizar os transtornos para a população e para o trânsito local.
No dia 22 de maio, está programado para iniciar as intervenções na Rua Maria Digna e, no mês de junho, começam as obras também nas ruas Hercílio Celso e Coronel Kleber de Andrade. Ao avaliar a importância da obra, o diretor de Novos Negócios da Compesa, Ricardo Barretto, ressaltou os ganhos para a saúde pública, questões socioambientais e para o desenvolvimento de Jaboatão dos Guararapes. “O município é um dos 15 beneficiados com o Programa Cidade Saneada, a maior Parceria Público Privada de saneamento do Brasil, que tem a meta de elevar de 30 para 90 % a cobertura de esgoto na Região Metropolitana do Recife e na cidade de Goiana, na Mata Norte”, informa o diretor.
Nesta primeira fase de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Jaboatão dos Guararapes serão implantados 61 mil metros de tubulações, cinco estações elevatórias e uma estação de tratamento de esgoto (ETE) – situada na Rua Corumbá, em Candeias. O prazo para concluir todo projeto, que irá contemplar os três bairros da cidade, é de 24 meses.

Fonte: Assessoria de Comunicação e de Imprensa da Compesa

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores