Goiás tem o melhor índice de perdas de água do País, segundo Trata Brasil

Com informações de Saneago

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, divulgou a nova edição do estudo “Perdas de Água 2023 (Snis 2021): Desafios para Disponibilidade Hídrica e Avanço da Eficiência do Saneamento Básico no Brasil”. De acordo com o documento – elaborado a partir de dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis, ano base 2021) – Goiás é destaque como o Estado com o melhor índice de perdas de água na distribuição do Brasil.

No ano de referência, a média nacional de perdas foi de 40,3% – o que significa que, de cada 100 litros de água disponibilizados pelos prestadores de serviços, apenas 59,7 são contabilizados como utilizados pelos consumidores. Goiás, enquanto isso, marcou apenas 28,5%, sendo o único estado brasileiro com índice abaixo de 30%. A título de comparação, o segundo colocado foi Mato Grosso do Sul, com 33,4%. No balanço entre os 27 estados, mais da metade apresentou índice de perdas maior do que a média brasileira.

A Companhia Saneamento de Goiás (Saneago) tem atuado intensamente para reduzir cada vez mais esses números. Diversas ações, como grandes forças-tarefas de caça a vazamentos ocultos, gestão das pressões manométricas e setorização das redes de distribuição, estão constantemente em andamento nos municípios atendidos pela Companhia. Conforme o estudo do Trata Brasil, o nível de perdas de água constitui um índice fundamental para medir a eficiência dos prestadores de serviço em atividades como distribuição, planejamento, investimentos e manutenção.

Entre algumas causas de perdas, estão vazamentos, erros de medição e consumos não autorizados. Dessa forma, conceitualmente, as perdas na distribuição correspondem ao volume de água disponibilizado, mas não contabilizado como utilizado pelos consumidores. Ao meio ambiente, a redução dessas perdas implica na disponibilidade de mais recurso hídrico para a população sem a necessidade de captação em novos mananciais. 

Destaques municipais positivos

A Capital de Goiás, Goiânia, e a segunda maior cidade do Estado, Aparecida de Goiânia, também têm evidência no estudo elaborado pelo Instituto Trata Brasil. Ambas foram apontadas entre os destaques municipais positivos, com índices de 19,5% e 22,8%, respectivamente. Para fazer essa classificação, o documento considerou aqueles municípios cujo índice já está abaixo de 25%, ou seja, encontram-se dentro nos padrões de excelência em perdas na distribuição estabelecidos como meta para 2034 pela Portaria 490/2021 do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores