Experiência da Caesb na implementação de esgotamento condominial é compartilhada com Governo da República Dominicana, em seminário virtual

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo

Neste mês de outubro, foi realizado o Seminário Virtual “Taller de Soluciones Condominales para Aguas Residuales”, promovido pelo Banco Mundial, em parceria com o Governo do Japão. O evento contou com a participação da Companhia de Água e Esgotos de Brasília (Caesb), representada pelo presidente da Companhia, Pedro Cardoso, e por Carlos Eduardo Pereira, diretor de Operação e Manutenção. O evento teve como objetivo a troca de experiências e informações sobre esgotamento condominial. 

A abertura do encontro foi realizada pelo presidente da Caesb, que ressaltou a importância da promoção desses espaços para a partilha de soluções, desafios e ações de sucesso da Companhia. “Com satisfação, pudemos dividir nosso conhecimento das melhores práticas de saneamento com companhias da América Latina e Caribe, em especial por se tratar de um evento organizado pelo Banco Mundial. O Banco é um importante aliado estratégico na realização dos investimentos necessários à continuidade dos serviços prestados pela Caesb, com a qualidade necessária e de acordo com os padrões estabelecidos pela legislação”, afirmou.

A visão estratégica de negócios da Companhia, os atuais indicadores adotados e acordos assinados também foram apresentados no evento pelo assessor Fuad Moura Guimaraes Braga (PRE); soluções tecnológicas adotadas para o saneamento básico em condomínios no Distrito Federal foram expostas por Maria Martinele Martins (PRE); César Augusto Rissoli (ESOA) compartilhou as questões socioambientais e a mobilização comunitária na implementação do esgoto condominial; Marco Lúcio do Nascimento (PAN) explicou a importância da manutenção preditiva para evitar o desgaste das redes e como garantir a coleta e tratamento do esgoto.

“A Caesb alcançou níveis de excelência na cobertura de esgotamento sanitário, com 90,9% de atendimento, e a implantação deste formato foi fundamental para essa conquista, garantindo a melhoria da qualidade de vida da população do Distrito Federal. Nossa experiência gera o interesse dos Organismos Multilaterais e companhias de saneamento do Brasil e de outros países, muitas vezes resultando em Acordos de Cooperação Técnica”, concluiu Fuad Moura.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores