Estiagem reduz em 30% captação de água no principal manancial da Grande Florianópolis

Por Assessoria de Comunicação da Casan

[29/07/2019]

Com uma redução de 30% na captação de água bruta no Rio Vargem do Braço, o principal manancial do Sistema Integrado de Abastecimento da Grande Florianópolis, a Companhia Catarinense de Saneamento (Casan) reforça o pedido de economia de água. Na represa que em dias normais tem aproximadamente 20 centímetros de água sobre o vertedouro é possível visualizar toda essa estrutura e também as pedras do leito do rio.

O Sistema Integrado da Grande Florianópolis atende a região Continental, Central e Bacia do Itacorubi, além de São José, Biguaçu, Santo Amaro e Palhoça.

Florianópolis tem também captação, tratamento e distribuição de água pelo Sistema Costa Norte (com captação no Aquífero dos Ingleses, para abastecimento dos balneários do Norte da Ilha) e pelo Sistema Costa Sul-Leste (com captação na Lagoa do Peri, para fornecimento de água do Rio Tavares à Barra da Lagoa). Por enquanto esses sistemas não apresentam problemas com a estiagem.

Porém, de acordo com o superintendende da Região Metropolitana da Casan, Pedro Joel Horstmann, a situação preocupa, especialmente em função das previsões que indicam poucas chuvas também nas próximas semanas.

“Hoje já temos baixa pressão nas redes de distribuição e dificuldade para fazer a água chegar nas chamadas pontas de redes e locais mais altos do Sistema Integrado. Por esse motivo, pedimos a colaboração das pessoas para evitarem lavação de calçadas e de carros”, informa Horstmann, lembrando que fechar a torneira ao escovar os dentes e lavar a louça também são hábitos simples que podem ajudar.

“A água tem um caminho a percorrer, e se já temos baixa pressão, o consumo em atividades que não são essenciais faz com que seja mais difícil manter o abastecimento”, reforça o superintendente.

Horstmann explica que a variação de pressão nas redes de distribuição também leva a mais vazamentos. Por esse motivo, ele pede a colaboração da população, tanto para avisar as ocorrências à Companhia, como no entendimento de que muitas vezes a demora no conserto se deve à prioridade a casos que exigem maior atenção.

“Já intensificamos nesse período as equipes de manutenção, porém sempre precisamos ser mais rápidos em vazamentos em que há maior perda de água e que prejudicarão um número maior de moradores”, explica.

Dicas de uso responsável da água

:: Tome banhos mais breves.

:: Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba.

:: Não lave a louça com água corrente: passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar.

:: Não lave roupa com água corrente.

:: Só ligue a máquina de lavar louça ou a de lavar roupa com capacidade total: o consumo é igual se ela não estiver cheia.

:: Não use água como vassoura. Em calçadas e áreas pavimentadas, primeiro varra a sujeira, depois lave com a utilização de um balde.

:: Não use mangueira, mas balde e pano para lavar o carro. E em épocas de estiagem evite lavar seu automóvel.

:: Reaproveite a água usada na lavação de roupas para outros fins, como lavar calçadas.

:: Não jogue água nas ruas: água não é pavimentação.

:: Regule a válvula de descarga: esse cuidado pode reduzir o consumo pela metade.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores