Equipamento novo e mais eficiente nesta terça-feira à Santarém (PA) para melhorar o abastecimento de água

Melhorar o abastecimento de água nos municípios atendidos pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) é prioridade para a nova gestão. Cumprindo este compromisso, nesta terça-feira (9), chega ao município de Santarém, o novo conjunto motobomba para o sistema de abastecimento de água Irurá.

O equipamento, feito apenas sob encomenda, foi produzido na cidade de Itapira, em São Paulo, e custou cerca de R$ 500 mil para atender o sistema Irurá, que consiste no poço, reservatório apoiado e elevado central. Os bairros atendidos são Jardim Santarém, Aeroporto Velho, Interventoria, Aldeia, Centro, Santa Clara, Santíssimo, Umari e Cohab.

“O abastecimento vai melhorar consideravelmente tendo em vista que é um equipamento novo, de alta eficiência e com um perfil construtivo adequado para Santarém. O equipamento é feito sob encomenda e, nos testes feitos, observou-se que o equipamento está dentro dos padrões e do esperado. O novo equipamento aumenta a confiabilidade do sistema e o rendimento vai atender satisfatoriamente a população”, explicou Wandercley Nascimento, gestor da unidade executiva de manutenção da Cosanpa.

No último fim de semana, o equipamento que operava no sistema há seis anos queimou e uma substituição emergencial foi realizada para garantir o abastecimento, enquanto o novo equipamento ainda estava sendo transportado para o município. Agora, com a instalação do conjunto motobomba, a vazão de produção irá aumentar e melhorar o abastecimento para o bairros que integram o sistema Irurá.

“O maior benefício é a segurança do equipamento, que é novo e moderno. O equipamento que estava em operação ficou sucateado, porque não houve manutenção adequada. Temos que parabenizar a nova diretoria e o governo do Pará por essa iniciativa e respeito aos moradores de Santarém”, disse Adalberto Anequino, gestor regional da Unidade Baixo Amazonas da Cosanpa.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores