Episódio #32 do É Básico aborda o Racismo Ambiental e de que forma se relaciona ao saneamento básico

O podcast está disponível nas principais plataformas de streaming. Acesse o link: https://anchor.fm/basicopodcast e escolha sua plataforma preferida para ouvir o episódio completo

Por Rhayana Araújo – gerente de Comunicação da Aesbe

Na semana da Consciência Negra, celebrada no dia 20 de novembro, o episódio #32 do Podcast É Básico traz o debate sobre o Racismo Ambiental. Para falar sobre o assunto, a Aesbe recebe Izabela Santos, doutora em Ciência Ambiental, explica o conceito do racismo ambiental, quando e como surgiu. Além de abordar a relação com o saneamento básico.

“Historicamente, a população negra tem sido colocada em condições de inequidade. Alguns dos autores de racismo ambiental falam sobre as zonas de sacrifício, que são zonas onde você não vai ter o mesmo tipo de investimentos que são dados a outros locais. E a maioria dessas zonas é onde a população negra brasileira habita”, afirma Izabela.

Sobre a relação entre racismo ambiental e saneamento básico, Izabela ressalta que é necessário, antes de tudo, identificar as áreas que não possuem a cobertura do serviço. “Se a gente fala em atingir melhores níveis de saneamento básico, temos que considerar que existem áreas que não estão inseridas neste avanço do saneamento. Caso contrário, vamos continuar investindo em áreas que já tem investimentos e bons índices de cobertura, enquanto temos outro universo com grandes áreas rurais e periféricas em que o serviço não está presente. Então acho que esse é um olhar que o racismo ambiental tem a contribuir com as discussões do setor”, enfatiza.

O episódio 32 do É Básico conta com a apresentação de Arley Reis, assessora de Comunicação da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), e de Wendell Barbosa, assessor de Comunicação da Deso. Conta com a produção de Rhayana Araújo, gerente de Comunicação da Aesbe, e edição de Marcos Monteiro, TI da Aesbe.

O podcast está disponível no Spotify, Deezer, Google Podcast e em outras plataformas de streaming, escolha a sua plataforma preferida para ouvir o episódio completo: https://anchor.fm/basicopodcast.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores