Episódio 25 do podcast É Básico aborda o monitoramento da covid-19 a partir dos esgotos sanitários

O podcast está disponível nas principais plataformas de streaming. Acesse o link: https://anchor.fm/basicopodcast e escolha sua plataforma preferida para ouvir o episódio completo.

Por Rhayana Araújo – assessora de Comunicação da Aesbe

O 25º episódio do É Básico, o podcast da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), aborda o trabalho de rastreamento, detecção e monitoramento do vírus transmissor da Covid-19 no esgoto sanitário, que vem sendo desenvolvido no Estado do Paraná. Para falar mais sobre o assunto, É Básico recebeu Gustavo Possetti, gerente de Pesquisa e Inovação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar); Ramiro Gonçalves Etchepare, Professor Dr. da Universidade Federal do Paraná (UFPR); e Simone Frederigi Benassi, gerente da Divisão de Reservatório da Itaipu Binacional.

Os projetos Monitora Covid-19 Itaipu – Foz do Iguaçu e Rede Monitoramento Covid Esgotos – Núcleo Curitiba são desenvolvidos por profissionais da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em parceria com diversas outras instituições, dentre elas, a Itaipu Binacional e UFPR. As iniciativas de monitoramento epidemiológico via esgoto geraram muitos materiais técnicos e científicos, tais como boletins, notas, mapas temáticos, cartilhas, e-books, dentre outros.

“Conseguimos extrair pistas valiosas do esgoto para bem servir à população e possibilitar o entendimento de como a pandemia está se desenvolvendo nos municípios de Curitiba e Foz do Iguaçu, no Paraná”, afirmou Gustavo Possetti.

Giro Pelas Companhias

O “Giro pelas Companhias” desta edição traz uma conversa com  três assistentes sociais da Deso que fizeram um trabalho de pesquisa, resultando na publicação de um livro que mapeou os efeitos e as consequências da covid-19 entre os funcionários e colaboradores da empresa. Lúcia Pinho, Tatyane Cravo e Ana Taynara Silva falaram para o É Básico da motivação, experiência e resultados deste diagnóstico social dos empregados da Deso que contraíram a infecção.

O episódio 25 do É Básico conta com a apresentação de Wendell Barbosa, assessor de Comunicação da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Conta, ainda, com a produção de Rhayana Araújo, gerente de Comunicação da Aesbe, e edição de Marcos Monteiro, TI da Aesbe.

 

Ouça o episódio e saiba mais sobre esse importante Sistema. O podcast está disponível no Spotify, Deezer, Google Podcast e em outras plataformas de streaming, escolha a sua plataforma preferida para ouvir o episódio completo: https://anchor.fm/basicopodcast.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores