Empresas estaduais de saneamento buscam eficiência energética e avaliam Projeto de Modernização do Setor Elétrico

A criação de um grupo de trabalho para estudo do Projeto de Lei de Modernização do Setor Elétrico e a elaboração de guias técnicos nas temáticas eficiência energética, macromedição, setorização e distritos de medição e controle estão entre os encaminhamentos da reunião da Câmara de Desenvolvimento Operacional da AESBE, realizada esta semana na Matriz da CASAN, em Florianópolis.

Durante dois dias (3 e 4 de abril), profissionais de 17 empresas estaduais de saneamento discutiram ações para promover a redução de perdas de água e melhorias energéticas na prestação de serviços de abastecimento de água e de coleta e de tratamento de esgotos.

A reunião também permitiu a troca de experiências bem-sucedidas nestes campos. Um novo encontro, no formato de workshop, deve ser realizado na região norte, provavelmente no Pará, em data a ser agendada.

A reunião desta semana foi a primeira da Câmara de Desenvolvimento Operacional em Florianópolis, permitindo à CASAN ser anfitriã de mais um importante momento de integração e de discussão entre profissionais da área de saneamento.

O evento foi aberto pelo presidente da CASAN, engenheiro Valter Gallina, que ressaltou a importância da área operacional para o crescimento das empresas estaduais de saneamento e em especial para o atendimento à população brasileira.

A Câmara Técnica de Desenvolvimento Operacional (CDO) da AESBE foi criada em 2012, tendo atualmente como coordenador Alexandre Gomes, profissional da SANEAGO, e como secretária Andreia May, da CASAN.

Sua meta é a melhoria da eficiência na gestão operacional dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. É também objetivo dos profissionais que integram a iniciativa promover a disseminação e o intercâmbio de tecnologias e informações para redução de perdas de água, eficiência energética e consequente melhoria do desempenho na prestação dos serviços.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores