Em Pau Brasil (BA), Embasa comemora Dia do Meio Ambiente com aula de campo

Uma aula de campo para uma turma de estudantes do Ensino Fundamental I marcou a comemoração do Dia do Meio Ambiente em Pau Brasil (BA), município do sul do estado. Técnicos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa), responsável pelo abastecimento de água na cidade, mostraram aos jovens a área de captação de água bruta e, em seguida, aconteceu uma visita guiada à Estação de Tratamento de Água (ETA). A assistente social Thaíse Dias, da unidade regional da Embasa em Itabuna, ressaltou a necessidade de preservação da área e da mata ciliar do rio das Pratas para garantir o abastecimento da população.
A ação educativa culminou com o plantio de mudas de árvores nativas por cada um dos alunos. O gerente do escritório local da Embasa em Pau Brasil, Miguel Nery, advertiu para os cuidados que devem ser observados na área, que também é utilizada para o lazer da comunidade. A promoção de ações de conscientização das pessoas sobre a importância do manancial atende, ainda, ao processo de condicionantes ambientais. O uso para lazer deve ficar restrito aos locais a jusante do ponto de captação.
Na visita à ETA, a química Daiane Barbosa, da Embasa, conduziu os 36 estudantes e detalhou as etapas do tratamento da água e a aferição da qualidade feita no laboratório. Os estudantes viram na prática como a água chega à estação e como fica já pronta para a destinação na casa de cada usuário.
As atividades foram encerradas com um lanche servido aos estudantes, que também responderam a várias perguntas sobre os temas abordados. Eles também receberam pequenos brindes institucionais. O diretor da escola, Antonio Carlos Nascimento dos Santos, agradeceu o apoio e a parceria da Embasa em “iniciativas que desenvolvem a conscientização da comunidade”. Para ele, a atividade proporcionou “ao alunado o aprendizado da importância de preservar as riquezas naturais do meio em que vive”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embasa

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores