Deso promove plantio de mudas em Propriá (SE)

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), através da Gerência Ambiental (GESA), realizou o plantio de mudas, para o reflorestamento das margens do rio São Francisco, no município de Propriá (SE), na última quarta-feira, 14 e contou com a colaboração da Escola Municipal Leonor Barreto Franco, do povoado São Miguel. O evento faz referência ao “II Simpósio de Gestão Ambiental” que acontecerá nos dias 27 e 28 de março, no Auditório Central da Companhia.

De acordo com a técnica em Saneamento Ambiental da Deso, Vanessa Resende, é importante levar as crianças para o plantio de mudas. “É um trabalho de preservação. Essa geração e as próximas poderão ser as que sofrerão bastante mais tarde, então se elas não se conscientizarem, não se sensibilizarem com esse problema que é o desmatamento das margens do Rio São Francisco, consequentemente dará no assoreamento”, alertou.

Devido ao baixo nível de água no rio, os moradores estão tendo dificuldades nos trajetos que são feitos a barco, esse problema é resultado do desmatamento, por isso a importância de reflorestar a área. “A gente tem na cidade de Penedo, várias balsas que precisam fazer várias voltas para não passar nos bancos de areia, isso que tá acontecendo, o desmatamento das margens do rio São Francisco, ocasionou o assoreamento. Trazê-los a essa problemática, provocá-los para fazer com que eles comecem a pensar em fazer a parte deles. Tanto para eles, como para as futuras gerações.” completou, Vanessa Resende.

TIPOS DE MUDAS

Na ocasião, foram plantadas mudas de craibeira, aroeira, goiabeira, jaqueira, mangueira e umbaúba. As plantas vieram da “Associação Vida Ativa”, de Canindé de São Francisco, que produzem as mudas e doam para a Deso.

O professor de ciências, Gláucio dos Santos, que participou do plantio, mencionou como essa prática pode acrescentar na vida dos envolvidos. “É uma experiência de conscientização e preservação da natureza, do futuro da humanidade, do futuro dos próprios alunos. São ações como essa, que enriquecem tanto na vida particular, como em sala de aula”, finalizou.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores