Deso expande Jornada Ambiental para o interior do Estado de Sergipe

Por Assessoria de Comunicação da Deso

Prestes a completar 50 anos, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) promoveu com a Jornada Ambiental, durante o mês de junho – com início na sede -, vasta programação nas quatro regionais da empresa, sediadas em Itabaiana, Lagarto, Propriá e Nossa Senhora da Glória, no interior do Estado. Através da Gerência Socioambiental – GESA, o plantio de 50 mil mudas permanece em vários pontos de Sergipe, ações com a unidade móvel “Saneamento Expresso” – uma maquete, dentro de um ônibus, detalhando todos os processos realizados no tratamento de água e esgoto, demonstrando o Ciclo do Saneamento -, além da apresentação do Coral “Cantar das Águas” em todos os locais em que o evento esteve presente.

Diante da visível participação das Comunidades e do público estudantil,Gabriel Almeida de Campos, diretor de Meio Ambiente e Expansão, acredita que a Jornada Ambiental nas regionais do interior da Deso, serviu como elo de apresentação de divulgação do trabalho desempenhado pela equipe da gestão Socioambiental da empresa. “Nossos colegas do interior, das regionais sediadas em Itabaiana, Lagarto, Propriá e Nossa Senhora da Glória, possam acompanhar as atividades desenvolvidas pela equipe e venham a ser agentes multiplicadores dessa nossa cultura de aproximação junto a comunidade. Então, essa promoção de acolhimento junto a comunidade e a empresa, não pode deixar de passar pelos nosso próprios funcionários”, afirmou.

Para Jean Marcks, gerente Comercial da Regional Centro-oeste, a Jornada Ambiental foi recebida com uma expectativa muito grande. ” O evento proporcionou a integração da força de trabalho da regional com a sociedade em um espaço público totalmente voltado para ações que buscam por um amanhã muito melhor. Sentimos o engajamento total do município que executou parte de um projeto que visa o reflorestamento da área em volta de um açude público, e a Deso se fez presente na primeira programação do dia que no plantio de mudas nas margens da barragem. Do meu ponto de vista a Jornada Ambiental foi um sucesso”, relatou.

Para o gerente Regional de Operações Sertão, Marcelo Barreto, foi muito importante a descentralização das atividades da Jornada Ambiental para as quatro regionais do interior. “A jornada externou ainda mais as atividades da Deso para todas as partes interessadas no interior do Estado. A população e a força de trabalho tendo melhor esclarecimento sobre o tema Meio Ambiente e as atividades prestadas pela Deso, as escolas visitando o ônibus do Saneamento Express, fotos do histórico de 50 anos da empresa sendo exibidas, além de 50 mil mudas sendo plantadas em todo o Estado, fazem com que a relação entre Deso e sociedade tenham uma relação estreita e positiva”, disse.

Já o coordenador de Educação Ambiental, José Jorge Silva Santos, ressalta que a Jornada e as ações possibilitadas com a unidade móvel contribuem para o conhecimento da população. “Desenvolver e conhecer o ônibus nos fez entender que poderíamos levar o nosso sistema de abastecimento de uma forma lúdica, não só para Aracaju como para os municípios onde a Deso atua. Através do que está sendo representado mostramos toda a nossa logística em captação de água até chegar às casas. O programa não é apenas um sistema de apresentação, mas uma ferramenta de formação para a população. Após toda a programação estabelecida, a Jornada foi finalizada no Parque da Sementeira com o apoio de vários parceiros. O intuito maior além de regionalizar, foi promover o Dia do Meio Ambiente, fazer uma alusão aos 50 anos da Deso e aproximar a comunidade da empresa, e diante de toda a expectativa tivemos um retorno altamente positivo”, garantiu.

50 mil mudas

Na abertura da Jornada que aconteceu na sede da Deso, o diretor-presidente Carlos Melo,ressaltou: “Vamos dialogar com a sociedade sobre o compromisso da Deso e sua evolução junto a coleta e tratamento sanitário, que nos últimos 10 anos teve aumento significativo de investimento. O que estamos fazendo é o nosso papel, mas a sociedade também precisa contribuir, evitando a degradação do meio ambiente, minimizando os impactos, para que possamos garantir para as futuras gerações, esse bem tão importante que é a água potável. Junto a Jornada, lançamos a Campanha onde a Deso e a sociedade irão plantar 50 mil mudas no nosso estado. São 50 anos de Deso e serão plantadas 50 mil mudas”, destacou.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores