Cosanpa anuncia plano de ação para por fim ao racionamento em Marabá (PA)

O presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Cláudio Conde, concedeu entrevista coletiva na manhã da última sexta-feira (15), no auditório da Associação Comercial de Marabá (PA), onde detalhou o plano de ação elaborado pela equipe de engenharia do órgão para solucionar o problema de racionamento de água no município, causado pela forte estiagem que afeta a região sudeste do estado.

Presidente MarabaSegundo Conde, o monitoramento hidrológico feito diariamente pela Agência Nacional de Águas aponta que o nível do rio Tocantins vem baixando a uma média de dois centímetros a cada dia, o que tem inviabilizado o pleno funcionamento do sistema de captação existente na Estação de Tratamento de Água de Marabá. “Essa já é considerada uma das piores estiagens pelas quais o rio Tocantins já passou, e preocupa ainda mais pelo fato de que há seis grandes hidrelétricas no seu percurso. A solução a ser adotada deverá servir não apenas para sanar a questão em caráter emergencial, mas também para prevenir situações semelhantes no futuro”, completou.

O presidente da Cosanpa informou que será montada uma estrutura para captação de água bruta à margem do rio Tocantins, com o apoio de duas bombas anfíbias, para garantir o abastecimento da Estação de Tratamento de Água da Nova Marabá. Os equipamentos já estão sendo transportados de balsa para o município e serão montados e postos em funcionamento em um prazo máximo de 15 dias.

Fernando Martins“Para montar essa estrutura de captação, vamos construir uma plataforma de concreto em uma das margens do Tocantins e instalar as duas bombas acopladas a uma tubulação que alcance o ponto mais profundo do rio, de maneira a lançar essa água direto para área de tratamento da estação”, explicou o diretor de Expansão e Tecnologia da Cosanpa, Fernando Martins, destacando que esse planejamento depende diretamente das condições hidrológicas.

O racionamento no município de Marabá começou em 30 de agosto e vem afetando mais diretamente a população residente nos núcleos Nova Marabá e Cidade Nova.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores