Corsan publica nesta segunda o Balanço de 2016

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) publica, nesta segunda-feira (27), o Relatório da Administração 2016. O documento traz os resultados mais significativos da empresa no último ano, assim como as ações mais destacadas. Entre os principais pontos estão o lucro 27% superior ao ano anterior e o aumento dos investimentos em cerca de R$ 37,5 milhões em relação a 2015. Num momento de dificuldades econômicas, a Corsan conseguiu investir quase 16% a mais do que o período anterior na melhoria do saneamento.
Mesmo com a descontinuidade dos repasses do governo federal para com os recursos do Orçamento Geral da União (OGU), a Companhia deu sequência aos investimentos com recursos próprios, com a finalidade de não paralisar importantes obras já iniciadas. Para isso, foi necessária uma readequação do seu fluxo de caixa para atender a totalidade dos compromissos assumidos. Obras importantes foram entregues, principalmente nos grandes sistemas e em regiões fundamentais do ponto de vista da população beneficiada e dos impactos ambientais proporcionados. A Região Metropolitana, o Litoral Norte, a Região Central e a Serra Turística, entre outras, foram consideradas estratégicas e de intervenção prioritária por parte da Companhia.
Para aperfeiçoar os processos administrativos e de gestão, a Companhia também investiu na Governança, com a criação, no início de 2016, das áreas responsáveis pela avaliação dos riscos, de compliance (conformidade com leis e regulamentos internos e externos) e controles internos, para dar segurança e transparência às suas ações, antecipando-se à legislação que seria aprovada posteriormente. Também criou um setor de auditoria, constituído para dar apoio às decisões do Conselho de Administração e para verificar a implementação de suas decisões e os seus resultados alcançados.
Comprometida com a ampliação dos serviços, elaborou um Plano de Expansão dos Sistemas de Esgotamento Sanitário, que prevê a sua universalização em 2040, mas com saltos significativos da implantação da infraestrutura nos primeiros 10 anos. Para tanto, foi estruturada uma PPP para a Região Metropolitana de Porto Alegre, com investimentos na ordem de R$ 1,6 bilhão, que permitirá chegar a 2027 com um atendimento sanitário de 97% da população.
Durante o ano, como reflexo da constante busca de aperfeiçoamento dos processos de gestão, a Corsan obteve reconhecimento sob a forma de premiações e certificações. Entre elas, a de empresa pública preferida e a terceira mais lembrada pela população (prêmio Marcas de Quem Decide); sexta empresa do Brasil em infraestrutura, a única gaúcha destacada nesse setor, a 38ª entre as 100 maiores empresas da Região Sul e a 298ª entre as mil maiores em atuação no Brasil (anuário Maiores & Melhores, da revista Exame); 8º lugar entre as dez organizações de melhor desempenho no setor Água e Saneamento, terceira em cobertura de juros, quarta em rentabilidade, sexta em receita líquida e nona em crescimento sustentável (Anuário Valor 1000, do jornal Valor Econômico); Troféu Bronze do PNQS para as Superintendências Regionais do Sinos e Metropolitana (Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento – PNQS, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Abes); 16ª maior empresa do Estado, 2º lugar no setor Serviços Públicos e 39ª colocação geral (rankingGrandes & Líderes – 500 Maiores do Sul, da revista Amanhã com apoio técnico da PwC); Prêmio de Responsabilidade Social na categoria Entidade Governamental pelos projetos voltados para o bem-estar social e a preservação do meio ambiental (conferido pela Assembleia Legislativa do RS e organizações da sociedade civil); e recertificação da Superintendência de Tratamento de Efluentes Líquidos do Polo Petroquímico (Sitel) de conformidade com a norma ABNT NBR ISO 14001:2004, com reconhecimento nacional e internacional (Fundação Carlos Alberto Vanzolini – FCAV/USP).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Corsan

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores