Gov.br
20/05/2021 

Acordo assinado entre ministério e prefeitura busca ainda ampliar as áreas verdes do município 

m acordo de cooperação para melhorar o saneamento básico e a gestão de resíduos e ampliar as áreas verdes da cidade de Bauru (SP) foi assinado entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a prefeitura da cidade nesta quinta-feira (20). O acordo faz parte da Agenda Ambiental Urbana, que tem ações para melhorar a qualidade ambiental nas cidades.

Além de assinar o acordo de cooperação no município, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, vistoriou um ponto de descarte inadequado de lixo da construção civil e viu o lançamento de esgoto sem tratamento no Rio Bauru. Salles ainda visitou a obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vargem Limpa.

“Essa agenda ambiental urbana é um tema super importante que o Brasil nas últimas décadas não cuidou da forma que deveria”, frisou o ministro em Bauru.

Esgoto

No caso do Rio Bauru, onde, de acordo com o ministério, são lançados 600 litros por segundo de esgoto sem tratamento, a pasta atuará com a prefeitura no monitoramento da área, na implementação de planos de trabalho e no apoio técnico para melhorias na gestão de resíduos.

O acordo prevê a conclusão da obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), prevista para ser entregue há seis anos. Quando pronta, ela terá capacidade para tratar 1.800 litros por segundo, possibilitando o tratamento adequado do esgoto do município.

“Essa estação que começou em 2016 já consumiu R$ 100 milhões, ainda não foi acabada e deverá acabar graças ao empenho da prefeitura, com o apoio do Governo Federal, no Novo Marco Legal do Saneamento, até 2023. Infelizmente, uma situação como essa enquanto a cidade tem 95% do seu esgoto sendo despejado no rio que passa a sua frente”, ressaltou o ministro.

Salles afirmou que o município também terá apoio na aquisição de uma carreta para melhorar o problema do descarte inadequado de lixo da construção civil e equipamentos para ajudar no desassoreamento do Rio Batalha.

Áreas verdes

Outra ação presente no acordo é a melhoria em áreas verdes urbanas, em acordo com as ações do Cidades+Verdes, um dos eixos da Agenda Ambiental Urbana.

O ministério ainda contribuirá com a capacitação e treinamento de técnicos das áreas de gestão de resíduos e saneamento.