COOPERAÇÃO BRASIL-ALEMANHA

Agência alemã traz jornalistas para conhecer experiências da Sanepar. O objetivo da visita foi mostrar os resultados de projetos recentes na área de energias renováveis e eficiência energética, apresentar novas iniciativas.

 

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recebeu nessa terça-feira (9) uma comitiva de jornalistas de diversos veículos do Brasil para conhecerem experiências e pesquisas da empresa ligadas à eficiência energética. O evento foi organizado pela equipe de comunicação da Agência Alemã de Cooperação Internacional GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), com apoio da área de comunicação da Sanepar.
A responsável pela comitiva, Catharina Vale, assessora de comunicação da instituição alemã, explica que o objetivo da visita foi mostrar os resultados de projetos recentes na área de energias renováveis e eficiência energética, apresentar novas iniciativas, assim como esclarecer os profissionais da imprensa sobre questões técnicas, diferentes tecnologias e implicações da inserção dessas fontes no planejamento energético.
“Com isso, espera-se uma melhor compreensão do papel da Cooperação Brasil-Alemanha e, consequentemente, uma cobertura jornalística mais abrangente com relação ao tema. Além disso, entendemos que esta seja uma oportunidade para nossos parceiros estreitarem seus relacionamentos com alguns veículos de comunicação e ampliarem seus contatos com a mídia nacional”, informa. “Nosso grupo de jornalistas é formado por profissionais que são ativos na área e produzem conteúdo sobre energias renováveis e eficiência energética. Foram indicados por parceiros ou pelas próprias editorias de cada veículo de comunicação”, conta a assessora.
O grupo de jornalistas visitou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Belém e a CS Bioenergia, usina de transformação energética que utilizará o lodo resultante do tratamento do esgoto naquela ETE e também de resíduos orgânicos. Eles foram recebidos pelo gerente da área de esgoto da Sanepar, Charles Carneiro, e pelo diretor técnico da CS, Luciano Fedalto.
Os jornalistas também participaram de palestras no Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar (CETS), sobre as atividades da Companhia de Saneamento na área de eficiência energética, com o gerente de pesquisa da empresa, Gustavo Possetti. Também foram apresentadas experiências da Copel, pelo gerente de distribuição André Zeni, e da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás), vice-presidente da entidade Alessandro Gardemann.
A comitiva passará toda esta semana viajando pelo Brasil para visitar instituições que participaram do Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil (Probiogás) e apresentaram bons resultados, como foi o caso da Sanepar. O Probiogás é uma ação do Ministério das Cidades, desenvolvido por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, e o governo alemão, por meio da GIZ.
Para o gerente de comunicação da Sanepar, Francisco Assis, esse tipo de visita é importante porque ajuda a divulgar as ações da empresa, além de estreitar laços com os profissionais da imprensa. “A escolha da Sanepar pela GIZ demonstra que nossas experiências positivas estão sendo reconhecidas e, com a publicação de notícias sobre nossas atividades, a sociedade pode compreender mais facilmente nossos serviços e nossos avanços. Além disso, faz parte da política de comunicação da Sanepar divulgar e dar transparência às ações da empresa”, diz.

Fonte: Gerência de Comunicação da Sanepar

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores