Conhecendo Nossa Cagece: programa promove visitas às instalações da companhia do Ceará para o público externo

Por Assessoria de Comunicação da Cagece

Alunos do curso técnico em Saneamento Ambiental do IFCE participam da primeira edição do programa em 2019.

O programa “Conhecendo Nossa Cagece” existe há quase 20 anos e faz parte dos projetos de Responsabilidade e Interação Social da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). O objetivo do programa é, através de visitas técnicas guiadas às unidades, laboratórios e estações de tratamento de água e esgoto, proporcionar uma aproximação maior entre o público externo e a Cagece.

Para Grasiely Saraiva, educadora ambiental da Cagece e coordenadora do programa, conhecer a história que está por trás da companhia pode mudar a percepção das pessoas sobre a empresa. “À medida que nos aproximamos das informações e processos acerca da água, a valorizamos mais e desenvolvemos uma maior consciência em relação ao seu consumo e preservação”, explica.

Voltado para o público externo e interno, o “Conhecendo Nossa Cagece” recebe professores e alunos de escolas e universidades públicas e privadas, clientes, colaboradores, além de formadores de opinião. Em cada instalação, os visitantes são recebidos por colaboradores que explicam os processos realizados em cada local com o propósito de aumentar o nível de conhecimento dos visitantes sobre a organização da companhia e os processos operacionais, como o de tratamento de água e esgoto.

O roteiro do “Conhecendo Nossa Cagece” inclui visita a estações como a Estação de Tratamento de Água (ETA) Oeste, a Estação de Tratamento de Esgoto e Reúso (ETER) Guadalajara, o Laboratório Central, o Laboratório de Hidrometria, a Estação de Lodo Aditivado de Itapebussu e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Cambeba. O programa passou recentemente por uma repaginada e, atualmente, consegue realizar visitas até quatro instalações em um só dia, dependendo da demanda dos visitantes.

Elivania Santos, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Limoeiro do Norte, participou, junto com alunos do curso técnico em Saneamento Ambiental, da primeira edição do programa de 2019. Ela acredita que essa experiência é de grande importância para efetivar o que já estava sendo exposto em sala de aula. “Os alunos integralizaram a teoria com a prática, conseguindo uma total compreensão sobre os processos”, reforça a professora.

Para os estudantes, a experiência também é enriquecedora. Aluna do curso técnico em Saneamento Ambiental, Leila Lima vê esse tipo de programa como uma forma de cria vínculo com a população, já que a sociedade pode ver de perto como a empresa faz para realizar os serviços. Já o estudante Arthur Matos afirma que “quando somos esclarecidos, temos uma nova visão, passando a entender e nos conscientizar sobre o trabalho feito pela empresa”, acredita.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores