Confira o desconto exlcusivo para participantes do Seminário Nacional da Aesbe no CICB Hospitality

Por Rhayana Araújo – gerente de Comunicação da Aesbe 

CICB Hospitality. Foto: Divulgação

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) realizará, nos dias 1º e 2 de setembro de 2022, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), o Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis. No local possui o CICB Hospitality, um hotel exclusivo para participantes de eventos do CICB. A Aesbe garantiu um desconto na hospedagem para o público do seminário, sendo necessário informar o nome do evento no ato do pedido de reserva.

O valor da diária para um quarto individual no local custa R$ 340 e a diária para o quarto duplo custa R$ 385. Para garantir a reserva, entre em contato por meio do e-mail: reservas@cicb.com.br ou por meio do telefone/whatsapp (61) 2196-9079. 

As inscrições para o Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis estão abertas e são gratuitas exclusivamente para os colaboradores das Companhias de Saneamento associadas à Aesbe e demais associações do setor de saneamento. Clique aqui para se inscrever. O evento conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).

Sobre o evento 

O seminário tem como objetivo discutir os planos de governo para o setor dos candidatos à Presidência da República. A Aesbe entregará aos presidenciáveis uma Cartilha sobre Saneamento, contendo as prioridades para o setor e as principais dificuldades encontradas pelas Companhias Estaduais. A mediação do debate dos presidenciáveis será feita por Adriana Couto, jornalista da TV Cultura.

Além disso, a entidade abordará o cenário atual do saneamento, após dois anos da atualização do marco legal. Portanto, o seminário possibilitará a interação entre os colaboradores das companhias associadas à Aesbe e das demais associações do setor, permitindo um ambiente adequado para o debate em prol da universalização do saneamento.

A Palestra Magna do evento terá como tema “ESG e Saneamento”, com a participação de Thelma Krug, vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) e presidente do Painel de Observações Terrestres para o Clima (Terrestrial Observation Panel on Clima) do Sistema Global de Observações para o Clima (GCOS) da Organização Meteorológica Mundial.

Para o presidente da Aesbe, Neuri Freitas, é de extrema importância reunir os candidatos à Presidência da República para debater o futuro do setor. “Estamos há dois anos passando por mudanças desafiadoras no saneamento. Necessitamos ainda de ajustes na nova legislação para viabilizar a universalização dos serviços. Portanto, é muito importante para a Aesbe explanar para os presidenciáveis sobre os entraves e melhorias que devem ser feitas. Esperamos ter a participação de todos nesse importante debate”, afirma Neuri Freitas.

Clique aqui para se inscrever e conferir a programação completa do evento. 

Responsabilidade socioambiental 

Alinhado à Responsabilidade Socioambiental adotado pela Aesbe, a entidade adquiriu o selo Evento Neutro para o Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis, se comprometendo a reduzir, quantificar e neutralizar as emissões de carbono geradas no evento, o que inclui a montagem, realização e desmontagem. Além disso, em parceria com a Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, será realizado o planejamento e gerenciamento de todos os resíduos gerados durante evento, incluindo o período de montagem e desmontagem da estrutura.

Um evento é neutro em carbono quando suas emissões de gases de efeito estufa, que não puderam ser evitadas, são devidamente quantificadas e uma ação de compensação ambiental é realizada na mesma proporção, com o apoio a projetos ambientais. O Seminário Nacional da Aesbe apoia o projeto ambiental REDD+ Vale do Jari, localizado no município de Almeirim, Estado do Pará, e faz fronteira com o Estado do Amapá ao norteDessa forma, o evento recebe o Selo Evento Neutro, que comprova a neutralização de carbono realizada indicando a quantidade de emissão de CO2 gerada e a rastreabilidade do projeto ambiental incentivado.

O Projeto REDD+ Vale do Jari tem o intuito de fomentar a conservação florestal e a redução de emissões potenciais de gases de efeito estufa (GEE) baseado em um modelo de desenvolvimento econômico local que valorize a floresta em pé. Clique aqui e saiba mais sobre o projeto.

Nota-se um papel muito importante nesta região por servir de lar para muitas famílias rurais e como um corredor ecológico, tendo em seu entorno várias Unidades de Conservação (UCs), possuindo uma rica biodiversidade, diversas formações vegetais e espécies de importância ecológica e social. Trata-se de uma região de grande importância social e ambiental que está constantemente ameaçada pela atividade humana.

Selo Sou Resíduo Zero 

Um dos impactos ambientais mais visíveis gerados por eventos de qualquer porte é a geração de resíduos. Para minimizar este impacto, o Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis terá a gestão inteligente dos resíduos por meio do Programa Sou Resíduo Zero, com ações de triagem e separação dos resíduos para a reciclagem e reúso. Todo o processo será monitorado e medido para que seja conhecido e divulgado a % de resíduos que serão salvos do aterro sanitário.

O programa Sou Resíduo Zero trabalha com um sistema que reduz a quantidade de resíduos enviados para os aterros sanitários, limitando a quantidade de emissões de gases de efeito estufa que esses resíduos emitem ao meio ambiente. Além de gerar emprego e renda para cooperativas de catadores, reincorporando os materiais recicláveis na cadeia produtiva. É uma forma inteligente de fazer a gestão de resíduos em eventos.

Sou Resíduo Zero abrange mais do que a eliminação de resíduos através da reciclagem e reutilização, este incide sobre a reestruturação dos sistemas de produção e distribuição para reduzir o desperdício.

 Serviço

Seminário Nacional da Aesbe – Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis

Quando: 1 e 2 de setembro de 2022

Onde: CICB – localizado no St. de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Conjunto 63, Lote 50 – Asa Sul. Brasília (DF).

Inscrições: Gratuitas para associadas Aesbe. Clique aqui

Programação preliminar: Clique aqui

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores