Concasan 2018 – Congresso Catarinense de Saneamento recebe palestrantes de seis países

2º Congresso Catarinense de Saneamento será nos dias 6, 7 e 8 de junho em Florianópolis e debaterá soluções para o desenvolvimento sustentável das cidades

Por Assessoria de Comunicação da Casan

Edição da Concasan de 2017

O Congresso Catarinense de Saneamento (Concasan) chega à segunda edição como um dos principais eventos da área no Brasil e transforma Florianópolis na Capital Brasileira do Saneamento e no principal palco de debate de temas ligados à água e ao esgoto. Marcado para os dias 6, 7 e 8 de junho, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, terá a presença de nomes fundamentais da cena mundial em pesquisa e implementação de projetos do setor e em desenvolvimento sustentável. A programação conta com especialistas da Dinamarca, Estados Unidos, Inglaterra e Portugal, além de pesquisadores considerados referência no Brasil. Eles debaterão ideias e ações práticas em torno do tema “Como Serão as Cidades do Amanhã?”.

Na abertura, dia 6, a portuguesa Sofia Cordeiro, do Gabinete Municipal de Meio Ambiente da cidade de Lisboa, apresenta os princípios para as Water Wise Cities – Cidades Conscientes na Gestão da Água. Responsável pela implementação do programa da International Water Association (IWA) na capital portuguesa, Sofia compartilhará as ações que a cidade europeia está desenvolvendo para tornar a gestão da água sustentável.

A questão do lixo também ganha atenção com uma plenária exclusiva sobre Lixo Zero, no encerramento, dia 8.

— Toda a cidade enfrenta problemas relacionados à gestão de resíduos. Já existem iniciativas para reduzir esse volume, afinal, quanto mais se gera lixo, maior o problema para fazer o manejo. Esse é o ponto comum e urgente em muitas cidades catarinenses e o desafio é como se transformar e seguir diretrizes para que nossos as cidades tenham um parâmetro Lixo Zero — diz o engenheiro sanitarista e ambiental Lucas Arruda, um dos organizadores do Congresso.

Paralelo ao Congresso, será realizado o 9º Encontro Técnico da Casan, com trabalhos desenvolvidos pelos funcionários da Companhia Catarinense e da Corsan, Sabesp, Sanepar e outras empresas do setor. Haverá espaço também para apresentação de palestras dos expositores e apoiadores da Feira de Saneamento, que ocorre em paralelo e terá mais de 15 estandes.

No total, serão mais de 30 horas de compartilhamento de experiências sobre saneamento, focado em tratamento de água e de esgoto, regulação, gestão, gerenciamento de recursos hídricos, eficiência energética, meio ambiente e novas oportunidades.

— Duas ou três décadas atrás, tinha-se a impressão de que problemas relacionados à água e saúde ocorriam em locais remotos, como o Centro da África ou o interior do Nordeste. Hoje percebemos que as maiores adversidades estão nas cidades, em especial nas maiores — reforça o engenheiro químico Alexandre Trevisan, também da comissão organizadora.

O Concasan é organizado pelo SENGE-SC – Sindicato dos Engenheiros no Estado de Santa Catarina e Casan, com patrocínio do Governo de Santa Catarina, Jurerê Internacional, CREA-SC e da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE). Tem apoio da Prefeitura Municipal da Florianópolis, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES), FIESC, Instituto Lixo Zero Brasil e Cosatel.

Temas urgentes para Santa Catarina

Efluentes tratados e controle da poluição

Entre os destaques da programação está a participação da engenheira norte-americana Sandy Scott-Roberts. Ela é responsável pela ampliação do Ground Water Replanishment System (GWRS), o Sistema de Recarga de Águas Subterrâneas de Orange County, Califórnia – EUA. O GWRS é um caso de sucesso de recuperação de um aquífero costeiro, que abastece milhões de pessoas, com a utilização de esgotos tratados. Lá, o esgoto tratado das cidades é reintroduzido no solo para melhorar a qualidade da água, além de permitir que esse efluente seja disponibilizado como água potável para a população.

Também é destaque a palestra do principal autor brasileiro sobre Tratamento de Esgotos, Marcos Von Sperling. O professor Carlos Arias, da Universidade de Aarhus (Dinamarca) também participa apresentando suas experiências em diversos projetos e pesquisas ao redor do mundo para controle da poluição com o tratamento dos esgotos.

Controle e redução de perdas de água

A última crise hídrica em São Paulo mostrou que ações para o controle de perdas dos sistemas de água foram fundamentais para que os danos não fossem maiores. Nesse sentido, ainda há muito a evoluir no Brasil em relação à melhoria de eficiência dos sistemas instalados. Na quinta, dia 7, uma plenária especial assinada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES) terá o consultor Mario Baggio, ex-diretor da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e o engenheiro pernambucano Adalberto Cavacanti (Consultor do Banco Mundial) irão debater as estratégias para melhoria dos indicadores nacionais evitando o desperdício da água produzida e reduzindo a necessidade de busca por novos mananciais.

Lixo Zero

Tema urgente em todo mundo, a questão do lixo também será discutida no Concasan na última plenária, assinada pelo Instituto Lixo Zero. A ideia é tratar da construção do conceito de uma cidade sustentável na gestão dos resíduos. O tema será conduzido pelo fundador da Zero Waste International Alliance, Rick Anthony (EUA). Com mais de 40 anos de experiência em esforços ambientais, Anthony irá propor ações para aprimorar e expandir a sustentabilidade de nossas cidades. Também participa Mal Williams (Reino Unido), ativista em todo mundo e atual diretor executivo do The Zero Waste International Trust.

Conferência Municipal de Saneamento de Florianópolis

O Concasan também será o palco da plenária final da 2ª Conferência Municipal de Saneamento de Florianópolis, que vem sendo realizada ao longo dos últimos meses. Durante o Congresso ocorre o encerramento da Conferência, quando serão votadas as proposições para melhorias nas políticas municipais de saneamento. Um momento de interação entre a visão técnica e a expectativa da sociedade em relação a este importante serviço.

Programação

Quarta, dia 6

9:00 às 14:00: credenciamento

14:00 às 15:00: Solenidade de Abertura (Governador do Estado, Prefeito de Florianópolis, Presidente da CASAN e demais autoridades)

15:00 às 15:30 Abertura da Feira

15:30 às 17:00: Palestra Magna: WATER WISE CITIES – Princípios para cidades conscientes na gestão da água, o caso de Lisboa. Sofia Cordeiro, do Gabinete de Meio Ambiente da cidade de Lisboa

18:00 – 21:00: Conferência Municipal de Saneamento de Florianópolis

Quinta, dia 7

08:30 – 10:30: Sessões Técnicas

10:30 – 12h00: Plenária sobre Gestão e Recarga de Aquíferos, com Gustavo Athayde (UFPR – Brasil), Nilson Guiguer (UFSC – Brasil) e Sandy Scott-Roberts (OCWD – California, EUA)

14:00 – 16:30: Sessões Técnicas

16:30 – 18:00: Painel ABES: Controle e redução de perda da água, com Adalberto Cavalcanti Coelho (COMPESA-PE – Brasil), Mário Baggio (Water Database – Brasil)

Sexta, dia 8

08:30 – 10:30: Sessões Técnicas

10:30 – 12h00: Plenária sobre Novas abordagens sobre tratamento de esgoto, com Marcos Von Sperling (UFMG – Brasil) e Carlos Arias (Aahrus University, Dinamarca).

14:00 – 16:30: Sessões Técnicas

16:30 – 18:00: Construindo uma cidade Lixo Zero, com Richard Anthony (EUA), fundador da Zero Waste International Alliance,  e Mal Willians (Reino Unido),  diretor executivo do The Zero Waste International Trust.

Agende-se

O quê: 2º Congresso Catarinense de Saneamento – Concasan

Quando: 6, 7 e 8 de junho

Onde: Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, Canasvieiras, Florianópolis

Informações e programação: http://concasan.com.br/

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores