Compesa e Neoenergia firmam convênio para implantação de sistema solar flutuante em Fernando de Noronha

Com informações de Compesa

Sempre procurando formas de otimizar e reduzir os custos com energia elétrica, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vem buscando fontes de energia renovável e mais barata para atender sua demanda interna e assim garantir que a economia com a conta de luz seja convertida em mais investimentos. Neste sentido, a Companhia firmou parceria com a Neoenergia Pernambuco para a implantação do primeiro sistema solar flutuante a ser instalado no espelho d’água do Açude de Xaréu, em Fernando de Noronha.

A assinatura do convênio aconteceu neste mês de outubro, em Fernando de Noronha, com a presença da presidente da Compesa, Manuela Marinho, do diretor presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral e Silva, da secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Inamara Mélo, e do Administrador da Ilha de Fernando de Noronha, Jorge Araújo.

Com potência instalada de 630 kWp, o sistema solar flutuante terá capacidade de gerar 1238MWh, ocupando uma área de seis mil metros quadrados. Atualmente, mais de 80% da energia em Fernando de Noronha é produzida por geradores a diesel. A Compesa é responsável por cerca de 14% do consumo de energia de Fernando de Noronha.

O sistema fotovoltaico será mantido pela Compesa, que opera a distribuição de água e a rede de esgoto em toda a ilha. Quando instalado, terá capacidade de fornecer cerca de 56% da energia demandada pelas unidades da Companhia, garantindo assim o uso de energia limpa, com fontes ambientalmente menos impactantes do que o diesel atualmente utilizado. “Esta ação se soma a diversas outras em andamento na Compesa com foco em geração de energia limpa e sustentável, em alinhamento com os nossos princípios de ESG. Não poderíamos deixar Fernando de Noronha de fora”, ressalta a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

O equipamento será fornecido e instalado através do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Neoenergia Pernambuco, regulado pela ANEEL, e receberá investimentos da ordem de R$ 10 milhões, e vai beneficiar todo o distrito de Fernando de Noronha.

 

ABASTECIMENTO DE ÁGUA 

Ainda na ocasião, a presidente da Compesa, Manuela Marinho, destacou o abastecimento diário em toda a ilha de Fernando de Noronha que agora não tem mais nenhum tipo de rodízio. A gestora destacou a finalização do pacote de obras executado para garantir água todos os dias a ilhéus e turistas.

“O governador Paulo Câmara inaugurou o novo sistema de dessalinização que ganhou dois novos módulos, garantindo o acréscimo de 70% da oferta de água que saiu de uma produção de água de 56 metros cúbicos de água por hora para 95m3/h”, destacou.

 Além da ampliação da capacidade produtiva do dessalinizador, a Compesa atuou na modernização da Estação Elevatória da Vacaria, além da construção de outra unidade na praia do Boldró, onde a Companhia capta água do mar para tratamento. Também foi construída uma adutora para bombear água da Estação Elevatória do Pico e implantados novos conjuntos de bombas, mais potentes, nas unidades operacionais. Para melhorar o transporte da água, a Compesa também trabalhou na modernização da rede de distribuição de Fernando de Noronha, substituindo antigas e implantando novas tubulações, a exemplo dos serviços executados em Floresta Velha e Vila do Trinta, totalizando quatro quilômetros de novos tubos.

“Todas essas ações foram planejadas e executadas para deixar Fernando de Noronha com água todos os dias. A Compesa realizou as intervenções por etapas, sendo o rodízio eliminado, paulatinamente, até deixar 100% da ilha com água todos os dias. Graças aos esforços empreendidos nesse projeto estruturador para Fernando de Noronha, um compromisso assumido pelo governador Paulo Câmara, um dos polos turísticos mais visitados do país, tem água diariamente nas torneiras”, destaca Manuela.

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores