Compesa define esquema especial de abastecimento para o Carnaval de Pernambuco

Um dos mais importantes polos do Carnaval de Pernambuco, Olinda contará com um esquema especial de abastecimento de água para a festa de Momo deste ano. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) fez ajustes operacionais no sistema para garantir a distribuição de água, todos os dias, nos principais focos de folia da cidade, que se concentram no Sítio Histórico. O regime especial de fornecimento de água diário vai funcionar a partir da próxima quarta-feira (7) e segue até 14 de fevereiro, da seguinte forma: no horário das 6h às 13h, serão abastecidos o Monte, Amparo, Guadalupe, Bonsucesso e Barreira do Rosário; e no período das 13h às 24h, serão atendidas as localidades da Ribeira, Carmo, Varadouro, Rua 13 de Maio, Rua da Bertioga, Carmo, Alto da Sé, São Francisco, Santa Tereza, Umuarama, V8, Amaro Branco e Ilha do Maruim. Nas demais áreas de Olinda, o abastecimento acontecerá de acordo com o calendário oficial, que é de um dia com água para cinco dias sem.

Para o Carnaval do Recife, a Compesa manterá o mesmo regime de abastecimento já praticado nos bairros, tendo em vista que os principais corredores e polos de folia na cidade, como o desfile do Galo da Madrugada, ocorrerão em áreas onde o fornecimento de água é contínuo. A companhia também programou um reforço no abastecimento de água em outras cidades que costumam receber uma maior concentração de foliões e veranistas, nesta época do ano. Em Bezerros, no Agreste Central, entre os dias 10 e 14 de fevereiro, a companhia programou realizar o abastecimento diário para as áreas que recebem o maior fluxo de visitantes e onde ocorrem os desfiles dos blocos, como a festa Folia dos Papangus, que são os bairros do Rosário, do Cruzeiro (parte baixa), São Sebastião, Centenária e Centro.

Na Praia de Porto de Galinhas, um dos destinos mais procurados no Litoral Sul durante o Carnaval, a distribuição de água será realizada durante 24 horas, graças ao novo sistema adutor que foi colocado em operação, em outubro do ano passado, e permitiu dobrar a oferta de água para o balneário. Mesmo nas épocas de alta temporada, quando há o aumento do fluxo de pessoas na região, o sistema garante a regularidade do abastecimento de água em Porto de Galinhas. No Litoral Norte, nas localidades de Pau Amarelo, Maria Farinha, Conceição, Janga, no Paulista, além de Ponta de Pedras, em Goiana, e na Ilha de Itamaracá, o abastecimento de água seguirá o calendário normalmente, mas ganhará um reforço por meio de carros-pipa, que podem ser solicitados pelo serviço de teleatendimento da Compesa no telefone 0800 081 0195 (24 horas).

Algumas medidas preventivas na rede de abastecimento de água já foram realizadas pela Compesa nos corredores tradicionais de desfile das agremiações carnavalescas do Recife que ficam localizados nos bairros de São José, Santo Antônio e no Recife Antigo. O objetivo dessas inspeções foi identificar a existência de bocas de lobo sem tampa, valas abertas, serviços inacabados, abatimentos da rede e vazamentos, e providenciar a solução imediata. A companhia também definiu estratégias de atuação para o período carnavalesco, buscando assegurar o bom funcionamento das unidades operacionais. “Foram escaladas equipes de plantão para manter a regularização dos sistemas da Região Metropolitana do Recife e do interior e também para atender as solicitações de caráter emergencial da população”, informa a gerente de Planejamento Operacional da Compesa, Maria Lúcia Martins. Ao todo, cerca de 200 profissionais estão envolvidos no esquema de plantão, como técnicos de elétrica, mecânica, produção e controle de qualidade, além de equipes de responsabilidade social.

Abastecimento especial no Sítio Histórico de Olinda – Carnaval 2018

De 7 a 14 de fevereiro (diariamente)
Das 6h às 13h: Monte, Amparo, Guadalupe, Bonsucesso e Barreira do Rosário.
Das 13h às 24h: Ribeira, Carmo, Varadouro, Rua 13 de Maio, Rua da Bertioga, Carmo, Alto da Sé, São Francisco, Santa Tereza, Umuarama, V8, Amaro Branco e Ilha do Maruim.

Teleatendimento Compesa (24 horas):
0800 081 0195 – Falta de água e outras informações
0800 081 0185 – Vazamentos: Água e Esgoto

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores