Portal do Saneamento Básico
14/08/2020

As inaugurações e assinaturas de ordem de serviço vão beneficiar mais de 340 mil cearenses de 9 municípios

Saneamento é uma série de medidas que tornam uma área sadia, limpa e habitável, de acordo com a definição apresentada pelo dicionário de português da Google, proporcionado pela Oxford Languages. Mas, para moradores de locais ainda desprovidos dessa oferta ou que a tenham de forma inadequada, pode significar vida. Para atender a essas populações o Governo do Ceará realizou na manhã desta quinta-feira (13) a inauguração de equipamentos e a assinatura de ordem de serviços de novos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em nove municípios, que juntos somam mais de R$ 158 milhões e beneficiam 340 mil cearenses.

O governador Camilo Santana afirmou que por conta da pandemia de coronavírus as inaugurações acontecem de forma virtual e ressaltou que não há nada mais importante do que a saúde das pessoas, e que saneamento é saúde. “Estamos vivendo uma pandemia. É desafiador superarmos não só no Ceará, mas no mundo inteiro. O estado tem como meta garantir o acesso à água aos cearenses, e mesmo nas comunidades mais distantes levar água potável, de qualidade”.

Camilo Santana falou que o Estado lançará através do Projeto São José e KFW uma série de novos investimentos na área de abastecimento de água e esgotamento sanitário em todos os municípios do estado. “Temos que investir cada vez mais em saneamento e infraestrutura. São investimentos que mudam a qualidade de vida das pessoas, fazem com que elas não tenham que carregar baldes ou comprar água volante”.

Saneamento no Estado

Como observou o governador, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os atos ocorreram de forma on-line, via redes sociais do Governo do Ceará, em link direto com todos os municípios contemplados com mais esse investimento que vai garantir mais saúde e qualidade de vida para os cearenses.

Na solenidade, foram inaugurados os novos sistemas de abastecimento de água no município de Aracati, contemplando os distritos de Quixaba, Pontal, Córrego dos Rodrigues, Majorlândia e Canoa Quebrada; enquanto que Viçosa do Ceará, Marco e Cariré ganharam novo esgotamento sanitário. Em Guaraciaba do Norte foram entregues as obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Ainda durante a apresentação houve a assinatura da ordem de serviço para a construção do sistema de esgotamento sanitário de Maracanaú, Tianguá, Itaitinga e Tauá.

O secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque falou da satisfação em entregar as obras e assinar o início de outras. “Depois de uma pandemia dessa, temos que trabalhar cada mais. Esse é um esforço do Governo do Ceará para que a água e saneamento cheguem em todos os municípios”.

Por sua vez, o secretário do Desenvolvimento Agrário Francisco Diassis Diniz reforçou que o Estado tem adotado a política de garantir segurança hídrica e relatou que através da SDA já foram entregues 259 sistemas de abastecimento. “Sistemas que permitiram a mais de 40 mil famílias cearenses o acesso à qualidade de vida. Sabemos o impacto que a água potável representa nas comunidades, diminuindo as doenças e principalmente dando qualidade de vida”.

Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) tem por finalidade a prestação dos serviços de abastecimento de água no estado. O presidente da empresa, Neuri Freitas destacou a intenção do Estado universalizar o serviço de água em esgoto no Ceará. “Estamos na premissa de buscar essa universalização.

O Estado tem adotado essa política para garantir segurança hídrica aos cearenses. Esses sistemas que estão sendo entregues e as novas assinaturas permitem a milhares de famílias o acesso à cidadania e qualidade de vida. Água tratada diminui doenças e dá qualidade de vida”.

Vida Mais Saudável

A ausência de serviços de saneamento remete diretamente à falta de água potável e tratamento de esgoto. Esses eram problemas que tiravam o sono de moradores das localidades contempladas no evento desta quinta-feira. Hélio Pires, presidente da Associação Lagoa dos Silvanos, em Guaraciaba do Norte, comemora a entrega do saneamento, o que conforme ressaltou, vai garantir qualidade de vida às comunidades.

“Água pura, tratada e, juntamente com esse esgoto sanitário, dá mais qualidade e traz saúde, o que mais precisamos principalmente nesse momento de pandemia”. Esse também foi o sentimento declarado pelo morador de Quixaba, em Aracati, Lucas Bernardo. “A gente tinha que pagar carroça para trazer água do chafariz. O acesso era muito ruim”, lembra.

“Hoje temos água na caixa e graças a Deus tudo melhorou. Eu desde os sete anos carregava água no galão e agora tenho a conquista de ter água em casa, encanada. É uma conquista que temos graças a Deus e ao Governo”, disse emocionado o aracatiense.

Participaram da solenidade, via links diretos dos municípios os prefeitos Adail Machado, de Guaraciaba do Norte; Bismark Maia, de Aracati; Zé Firmino, de Viçosa do Ceará; Elmo Aguiar, de Cariré; Roger Aguiar, da cidade de Marco; Fred Rêgo, de Tauá; Abel Rangel, de Itaitinga e o prefeito de Tianguá, Luiz Menezes.

Fonte: Ceará.