Cidades mais pobres do Maranhão receberão mil kits com banheiro e caixa d’água neste ano

Em mais uma ação aliada às 500 obras concluídas pelo Governo do Maranhão durante os primeiros mil dias de gestão, o governador Flávio Dino assina, nesta quinta-feira (28), o termo de ordem de serviço para a construção de mais seis lotes dos chamados kits sanitários. O material vai para os municípios integrantes do Plano Mais IDH, que busca elevar os Índices de Desenvolvimento Humano Municipal nas 30 cidades mais pobres do estado.

São mil kits que chegarão a famílias dessas regiões até o fim do ano. Até 2018, serão 6 mil kits no total, 200 para cada cidade.
A implantação dos kits sanitários faz parte da ação do Governo do Estado para combater o problema de falta de banheiros ou sanitários de uso exclusivo nas residências maranhenses. São R$ 60 milhões a serem investidos no programa. A previsão é de que pelo menos 6 mil famílias sejam beneficiadas nas cidades do Plano Mais IDH.

Os kits são estruturas de alvenaria, com fossas sépticas, sumidouros, pia, chuveiro, vaso sanitário, caixa d’água e lavanderia.

As famílias que receberão os kits serão escolhidas por meio de processos seletivos realizados pelas prefeituras, obedecendo aos seguintes critérios: estarem cadastradas no CadÚnico; terem crianças com idade entre 0 e 6 anos; residirem nas sedes dos municípios; e não possuírem banheiros com vasos sanitários ou chuveiros.

Para garantir que os kits sejam entregues às famílias que mais precisam, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) promoveu capacitação das equipes dos municípios que farão a pré-seleção dos beneficiados, definindo os critérios técnicos e sociais que devem ser utilizados.

Beneficiados em 2017

As cidades incluídas neste ano são Amapá do Maranhão, Centro Novo do Maranhão, Serrano do Maranhão, Afonso Cunha, Aldeias Altas, São João do Sóter, Água Doce, Santana do Maranhão, Araioses, Brejo de Areia, Conceição de Lago Açu, Satubinha, Belágua, Pedro do Rosário, Cajari, Arame, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras.

No total, até 2018, além dos municípios citados, o programa alcançará a população dos municípios de Fernando Falcão, Governador Newton Bello, Lagoa Grande do Maranhão, Marajá do Sena, Milagres do Maranhão, Primeira Cruz, Santa Filomena do Maranhão, Santo Amaro, São Francisco do Maranhão, São João do Carú, São Raimundo do Doca Bezerra e São Roberto.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores