Cesan apresenta investimentos em Vila Velha (ES)

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) foi convidada pela Secretaria de Infraestrutura de Vila Velha para apresentar o que está previsto pela Companhia para ampliar o sistema de esgotamento sanitário do município. O encontro aconteceu na noite da segunda-feira (5), no Teatro de Vila Velha, e contou com a participação do prefeito e moradores da cidade.

O diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Amadeu Wetler, fez uma introdução e explicou que R$ 684 milhões serão investidos por meio da PPP, com financiamento com o Banco Mundial e no sistema de esgotamento sanitário da Ponta da Fruta até Barra do Jucu, com recurso da Caixa Econômica Federal, atendendo o que foi previsto no Plano de Universalização do município.

“Ao todo serão 643 km de rede e 62 mil novas ligações disponibilizadas. Com essas iniciativas vamos elevar a cobertura atual de esgotamento sanitário do município de 56% para 95% da população, assegurando a qualidade de vida para os habitantes de um dos municípios mais populosos da Grande Vitória”, afirmou.

A gerente da Unidade de Gerenciamento de PPP da Cesan, Jouze Ferrari, explicou que durante os primeiros três anos, a empresa fará manutenções preventivas e corretivas em todo o sistema e ampliará parte das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de Araçás e Ulysses Guimarães. Também será feita a interligação de 13 mil imóveis ao sistema de esgoto, o que representa mensalmente que um volume igual a 28 mil carros-pipa de esgoto que deixarão de ser lançados nos mananciais e serão tratados corretamente. O contrato com a parceira foi assinado em julho de 2017.

“A Vila Velha Ambiental construirá mais 370 km de rede de esgoto, 24 elevatórias, fará a ampliação de uma ETE e, no total, 37.698 ligações ao sistema de coleta e tratamento”, complementou Ferrari.

Segundo o gerente de Obras da Cesan, Dirceu Pimentel, também estão em andamento as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário de Ponta da Fruta, Barra do Jucu, Morada do Sol, Interlagos e Balneário Ponta da Fruta, em Vila Velha; e Recanto da Sereia, em Guarapari. O investimento, de aproximadamente R$ 27 milhões, será realizado com recursos próprios da Cesan e do Tesouro Estadual, além de financiamento da Caixa com recursos do FGTS.

As redes serão implantadas na orla, que abrange aproximadamente 20 km de praias, no litoral sul de Vila Velha, além das belas lagoas dessa região. “Esse investimento vai assegurar condições favoráveis de balneabilidade em função da melhoria da qualidade das águas, preservando as belezas naturais e beneficiando toda a população”, disse Pimentel.

O esgoto coletado será bombeado para a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Grande Terra Vermelha, com capacidade para tratar 150 litros de esgoto por segundo, a ser construída junto à atual ETE Ulysses Guimarães, que hoje trata e continuará tratando 30 litros de esgoto por segundo. A nova ETE será construída com recursos do Governo do Estado, da Cesan e com financiamento do Banco Mundial (Bird), assim como toda a região.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores