Portal do Saneamento Básico
24/08/2020

O descarte indevido de resíduos gera obstrução e transbordamento das tubulações.

Todos os dias, em média, seis toneladas de lixo são retiradas da rede de esgotamento sanitário de São Luís, segundo dados divulgados da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). O descarte indevido de resíduos gera obstrução e transbordamento das tubulações.

“Os materiais vão desde líquido, pastoso a sólido. A parte sólida, que costuma representar 10% desse material, é a maior responsável pelos problemas de obstrução das redes coletoras de esgoto”, afirma Carlos Rogério, diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente da companhia.

Entre os resíduos mais comuns encontrados no estado estão garrafas pet, tecidos, sacolas plásticas, ferro, madeira e até areia.

Rede Coletora

Por isso, de janeiro até julho deste ano, em São Luís, 3.255 desobstruções foram realizadas nas redes coletoras de esgoto. O total equivale a, aproximadamente, 465 serviços dessa natureza. Por mês, em média, são retirados 400 kg de resíduos a cada operação. Janeiro foi o mês com mais desobstruções de pontos de esgoto realizadas, 630 ao todo.

Entre os bairros com mais registros de desobstrução estão: Cidade Operária, Centro e Cohatrac IV. A prática de descartar resíduos sólidos na rede de esgoto, e até mesmo a colocação de água da chuva na rede de esgotos, são as maiores responsáveis pelas obstruções e transbordamentos nas vias.

Fonte: G1.