Cedae apresenta, em Goiânia, projetos para tornar o automobilismo mais sustentável

Com informações de Cedae

O Manancial, laboratório de inovação socioambiental da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), apresentou na semana passada, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), os quatro projetos de startups que está desenvolvendo e acelerando, em parceria com a Stock Car Pro Series, para tornar o automobilismo mais sustentável. A cidade recebeu as 10a e 11a etapas da principal categoria do automobilismo sul-americano. 

Sob supervisão de técnicos da Cedae e da Stock Car, as startups já desenvolvem projetos para produzir biocombustível a partir do lodo resultante do tratamento de água; para criar sensores de monitoramento da emissão de gás carbônico; para desenvolver um sistema de IoT (Internet das Coisas) que aproveite a água da chuva; e para criar corridas no metaverso. 

O presidente da Cedae, Leonardo Soares, recebeu, no autódromo, equipes de sustentabilidade e inovação da Saneago (Saneamento de Goiás) e detalhou os trabalhos acelerados no Manancial. 

– Os projetos estão totalmente focados com a fase atual da Cedae, que tem os princípios ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) como um de seus pilares. O Manancial foi criado para buscar soluções inovadoras e sustentáveis. Além dos quatro trabalhos em parceria com a Stock Car, em pouco mais de oito meses de funcionamento, já temos outros dez projetos sendo desenvolvidos. E vamos além. Temos capacidade de incubar até 100 trabalhos por ano – explicou Soares. 

Assessora da presidência e membro do Comitê de Sustentabilidade da Saneago, Marcela Felix apresentou os projetos e os planos sustentáveis da companhia goiana para Soares e destacou que planeja utilizar a troca de experiência com a Cedae nas próximas reuniões da Saneago: 

– Conhecer um pouco Manancial foi uma experiência incrível para o Comitê de Sustentabilidade da Saneago, uma vez que o projeto da Cedae vem sendo referência no ramo de inovação e sustentabilidade, contemplando práticas ESG e voltado ao atingimento de metas da Agenda 2030, da ONU. O Manancial servirá de inspiração para desenvolvermos projetos de inovação e buscarmos novas tecnologias para nossas atividades. 

Apesar de já ser uma categoria considerada carbono neutro, a Stock Car espera se tornar ainda mais verde com as soluções inovadoras que estão sendo incubadas no Manancial. Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car, participou da banca que selecionou os trabalhos e está otimista em relação às startups. 

– A Stock Car sempre esteve ligada à inovação. Os projetos são uma ótima oportunidade para testar soluções sustentáveis para os autódromos, para a categoria e até mesmo nos carros. Estou confiante com os trabalhos que estão sendo desenvolvidos – avalia Julianelli.

 

Corridas em Goiânia 

A décima etapa da temporada da Stock Car Pro Series, disputada no sábado (22/10), teve o gaúcho César Ramos, da Ipiranga Racing, como vencedor da primeira corrida.  Nelsinho Piquet, da Motul TMG Racing, faturou a segunda corrida. Já na 11a etapa, no domingo (23/10), Ricardo Maurício, da Eurofarma RC, venceu a primeira corrida de ponta a ponta. Diego Nunes, da Blau Motorsport, fechou em primeiro a última corrida do fim de semana. 

Antes da última etapa, que será disputada no dia 11 de dezembro, em Interlagos, a classificação do campeonato está acirrada. Rubens Barrichello (Full Time Sports) lidera com 298 pontos, oito à frente de Daniel Serra (Eurofarma RC). Líder até as etapas de Goiânia, Gabriel Casagrande (A. Mattheis Vogel) agora é o terceiro, com 288 pontos.

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores