Casal conquista segundo lugar no Concurso de Ações Inovadoras

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) conquistou o segundo lugar do VIII Concurso de Ações Inovadoras, idealizado pelo Governo do Estado e promovido pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). A premiação de todos os vencedores das quatro categorias ocorreu na última terça-feira (7), numa cerimônia no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió (AL).

A Casal foi premiada em segundo lugar na categoria “Gestão Estratégica e Planejamento, Gestão Orçamentária e Financeira” pelo desenvolvimento de um sistema integrado que permite à Companhia otimizar os processos de identificação, medição e controle de perdas com o auxílio da tecnologia de geolocalização, chamado “Programa Sigmetro. Nessa mesma categoria, o primeiro lugar ficou com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

O projeto inscrito pela Casal é de autoria do engenheiro Wanderson da Silva, que exerce a função de técnico industrial na empresa, sob a coordenação da Gerência de Desenvolvimento Operacional (Gedop).

“Hoje nós temos um índice de perdas de 53%. Com o Sigmetro em ação, estimamos diminuir essa porcentagem para 39% em até quatro anos”, revelou Wanderson. A ferramenta vem sendo utilizada pela Casal desde 2016, a partir dos cursos de modelagem hidráulica e geoprocessamento.

“Estamos obtendo melhores resultados na medida em que vamos implementando o sistema nos Distritos de Medição e Controle (DMC). Começamos esse trabalho no DMC da zona baixa de Maceió, que corresponde aos bairros do Prado e Trapiche. No interior, as cidades de Messias, Palmeira dos Índios, Senador Rui Palmeira e Piranhas estão em fase inicial para a operação do Sigmetro”, disse o autor do Programa.

Para o presidente da Casal, Clécio Falcão, esse tipo de iniciativa merece cada vez mais apoio da empresa, pois resulta em melhorias para a população e para os próprios funcionários. “Ficamos muito felizes com esta ação e parabenizamos o Wanderson e toda a equipe da Gedop pelo trabalho. Esse prêmio foi mais um reconhecimento à importância do trabalho de todos”, ressaltou o presidente, que participou da solenidade de premiação.

Superintendentes, assessores e gerentes de Companhia também prestigiaram a solenidade. Ao todo, foram premiados órgãos públicos inscritos em quatro categorias diferentes: Gestão Administrativa e Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Modernização da Gestão, Gestão Estratégica e Planejamento, Gestão Orçamentária e Financeira e Gestão, Transparência e Participação Social.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores