Casal apresenta investimentos em audiência pública na Assembleia Legislativa de Alagoas

Companhia mostrou principais recursos investidos no abastecimento de água em Alagoas

Por Assessoria de Comunicação da Casal

29 de março de 2019 17:13

Presidente da Casal, Clécio Falcão, durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Alagoas

Os principais investimentos para melhorar o abastecimento de água em todas as regiões do Estado foram apresentados pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), em audiência pública na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), em Maceió, na sexta-feira (29).

O presidente da Companhia, Clécio Falcão, elencou quanto está sendo investido em obras que já foram concluídas, estão em andamento ou prestes a serem iniciadas em todas as regiões, incluindo Sertão, Bacia Leiteira, Agreste, Serrana, Leste e Metropolitana.

Segundo ele, a recuperação econômico-financeira da empresa permitiu que se fizessem investimentos bem maiores do que em anos anteriores. Um deles foi a construção de um novo sistema de abastecimento de água para Inhapi, com captação diretamente no Canal do Sertão, Estação de Tratamento de Água (ETA) individual e mais de 12 quilômetros de adutora, com recursos da ordem de R$ 6,9 milhões.

Também no Sertão, a Casal, em parceria com o Governo do Estado, investe R$ 9,4 milhões na recuperação das estações elevatórias de água do Sistema Coletivo, o que vai melhorar o abastecimento de várias cidades, principalmente de Água Branca, Mata Grande e Canapi.

“Estamos no rumo certo de recuperação da empresa, mas precisamos de caminhos alternativos para busca de recursos, uma vez que é difícil fazer grandes investimentos somente a partir da tarifa”, apontou Clécio Falcão. “Estaríamos numa situação bem mais crítica e sem esses investimentos se não fosse a recuperação pela qual a Companhia vem passando nos últimos anos”, emendou, em sua fala, o vice-presidente de Gestão Operacional, Humberto Carvalho.

Os vice-presidentes de Engenharia, Geraldo Leão, e de Gestão Corporativa, Victor Vigolvino, também participaram da audiência pública, que foi convocada pelo deputado estadual Cabo Bebeto. Além dele, os deputados Ricardo Nezinho, Dudu Ronalsa, Davi Maia, Ângela Garrote, Fátima Canuto e Cibele Moura também marcaram presença.

Na ocasião, o presidente da Casal respondeu a várias perguntas dos deputados, de líderes comunitários de Maceió e de Arapiraca e de vereadores de diversos municípios. Falou sobre tarifa mínima, dívidas da empresa, reajuste tarifário, crescimento de faturamento, combate a fraudes, perdas de água, tratamento, qualidade do líquido, entre outros temas.

Clécio Falcão também apresentou um balanço sobre as faltas de energia, neste mês de março, que causaram paralisação dos sistemas e falta de água em dezenas de municípios. Somente na região da Bacia Leiteira, foram 34 faltas de energia, enquanto no Agreste foram 83. Na região Serrana, foram 20, na região Leste, 27, e na capital, 8.

Representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), da empresa Agreste Saneamento, que mantém com a Casal uma Parceria Público-Privada (PPP) na região Agreste, e do Ministério Público Estadual (MPE) também estiveram presentes na audiência pública.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores