Câmara Técnica de Gestão Ambiental da Aesbe se reúne nesta terça-feira (18)

Durante o encontro, os participantes debateram assuntos importantes e elegeram o novo secretário da Câmara 

 

Por Rhayana Araújo – assessora de Comunicação da Aesbe

 

Por meio de uma videoconferência, a Câmara Técnica de Gestão Ambiental (CTGA) da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) realizou sua primeira reunião de 2022 na manhã desta terça-feira (18). Participaram 15 pessoas de 10 empresas estaduais de saneamento.

A reunião foi conduzida por Flávio Santos Gonçalves, coordenador da CTGA. “Abordamos assuntos muito importantes relacionados à gestão ambiental das empresas de saneamento e finalizamos com a substituição da Secretaria da CTGA, que vinha sendo muito bem conduzida pela representante da Saneago e agora será conduzida pelo representante da Sabesp. Foi um encontro muito produtivo”, afirma.

Yara Vanessa Fonseca, que entregou nesta terça-feira a secretaria da câmara, apresentou uma síntese dos trabalhos e debates realizados pela CTGA no período de 2018 a 2021. Os participantes debateram, ainda, o Plano de Trabalho da Câmara para 2022, com os eixos temáticos: conformidade ambiental, escassez hídrica, educação ambiental e gestão ambiental nas empresas de saneamento.

Durante a reunião, também foram apresentados os resultados da Consulta nº 039/2021, que trata das licenças, outorgas, recursos orçamentários, SIG, articulações com órgãos ambientais e de recursos hídricos. O objetivo da consulta foi para estruturar recomendação da Aesbe às empresas de saneamento sobre a necessidade de garantia de orçamentos específicos para o atendimento de condicionantes e exigências decorrentes das licenças e outorgas, de forma independente dos recursos orçamentários alocados às atividades de operação e manutenção.  

A partir dos resultados da Consulta, uma Nota Técnica foi feita e apresentada aos participantes da reunião. O documento apresenta recomendações que viabilizam a conformidade ambiental nas companhias estaduais de saneamento.

Ao final do encontro, foi realizada a eleição para a escolha do novo secretário da Câmara. Por unanimidade, Rodrigo Ferraz Moreira, da Sabesp, foi eleito para o cargo. Rodrigo foi coordenador da CTGA até dezembro de 2021.

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores