Câmara Técnica de Gestão Ambiental da Aesbe se reúne nesta terça-feira (18)

Durante o encontro, os participantes debateram assuntos importantes e elegeram o novo secretário da Câmara 

 

Por Rhayana Araújo – assessora de Comunicação da Aesbe

 

Por meio de uma videoconferência, a Câmara Técnica de Gestão Ambiental (CTGA) da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) realizou sua primeira reunião de 2022 na manhã desta terça-feira (18). Participaram 15 pessoas de 10 empresas estaduais de saneamento.

A reunião foi conduzida por Flávio Santos Gonçalves, coordenador da CTGA. “Abordamos assuntos muito importantes relacionados à gestão ambiental das empresas de saneamento e finalizamos com a substituição da Secretaria da CTGA, que vinha sendo muito bem conduzida pela representante da Saneago e agora será conduzida pelo representante da Sabesp. Foi um encontro muito produtivo”, afirma.

Yara Vanessa Fonseca, que entregou nesta terça-feira a secretaria da câmara, apresentou uma síntese dos trabalhos e debates realizados pela CTGA no período de 2018 a 2021. Os participantes debateram, ainda, o Plano de Trabalho da Câmara para 2022, com os eixos temáticos: conformidade ambiental, escassez hídrica, educação ambiental e gestão ambiental nas empresas de saneamento.

Durante a reunião, também foram apresentados os resultados da Consulta nº 039/2021, que trata das licenças, outorgas, recursos orçamentários, SIG, articulações com órgãos ambientais e de recursos hídricos. O objetivo da consulta foi para estruturar recomendação da Aesbe às empresas de saneamento sobre a necessidade de garantia de orçamentos específicos para o atendimento de condicionantes e exigências decorrentes das licenças e outorgas, de forma independente dos recursos orçamentários alocados às atividades de operação e manutenção.  

A partir dos resultados da Consulta, uma Nota Técnica foi feita e apresentada aos participantes da reunião. O documento apresenta recomendações que viabilizam a conformidade ambiental nas companhias estaduais de saneamento.

Ao final do encontro, foi realizada a eleição para a escolha do novo secretário da Câmara. Por unanimidade, Rodrigo Ferraz Moreira, da Sabesp, foi eleito para o cargo. Rodrigo foi coordenador da CTGA até dezembro de 2021.

 

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores