Câmara Técnica de Desenvolvimento Operacional da Aesbe realiza primeira reunião de 2022

Por Rhayana Araújo – assessora de Comunicação da Aesbe

Na manhã desta quarta-feira, dia 12 de janeiro, a Câmara Técnica de Desenvolvimento Operacional (CTDO), da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), realizou a primeira reunião do ano de 2022. No total, 21 pessoas de 13 empresas de saneamento participaram do encontro.

Os participantes realizaram a elaboração de Nota Técnica, além de debaterem sobre o Indicador de Continuidade e sobre a definição de meta de perdas para os contratos de programas. O calendário de reuniões do ano também foi discutido pelo grupo.

Além disso, o grupo também debateu sobre a eleição da coordenação e secretaria da Câmara e, por unanimidade, os atuais ocupantes dos cargos foram reconduzidos. Alexandre Gomes, superintendente Operacional da Região Metropolitana de Goiânia da Saneago, continua como coordenador; e Glauco Cayres de Souza, coordenador da Unidade de Redução e Controle de Perdas da Embasa.

O coordenador da Câmara, Alexandre Gomes, falou sobre a os debates. “Conseguimos aprovar a Nota Técnica II, em que a câmara sugere a criação de variáveis no SNIS para fazermos um balanço hídrico nacional. Também discutimos o indicador de continuidade, que foi definido no Novo Marco Legal e que vai ser crucial na prestação dos serviços. Também debatemos sobre a meta de perdas para os contratos de programa, que tem que ser redefinida agora, por isso, criamos grupos de trabalhos para tratar do tema. A reunião foi bastante produtiva, fechamos a agenda de trabalho de todo o ano de 2022, o pessoal está bem engajado e as discussões foram excelentes. A gente começa o ano muito bem e seguimos para avançar com os trabalhos”, destacou.

Outro ponto importante que foi debatido na reunião é que a CTDO, além de tratar eficiência energética e perdas, a partir de agora vai tratar também da eficiência na questão da prestação de serviços de esgoto e adiciona outros indicadores no portfólio da câmara, como a continuidade do abastecimento de água.

 

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores