Câmara Técnica de Controle de Qualidade (CTCQ) da Aesbe realiza seu sexto evento de 2022, com palestra sobre matérias e processos relacionados aos dados do SISAGUA

Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo

Nesta sexta-feira (04), a Câmara Técnica de Controle da Qualidade (CTCQ) da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) realizou seu sexto evento de 2022, organizado pelo GT1 – Revisões e Implantação da Portaria Vigente e GE – Demanda, por videoconferência. Participaram da reunião 44 pessoas de 15 Companhias de Saneamento.

O encontro contou com a palestra “Matérias e processos relacionados aos dados do SISAGUA”, apresentada por Letícia Rodrigues, especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul e mestre em Toxicologia aplicada à Vigilância Sanitária pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); e Peter Rembischevski, especialista em Vigilância Sanitária e em Toxicologia Aplicada à Vigilância Sanitária, ambos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), servidor da Gerência Geral de Toxicologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A coordenadora da CTCQ, Vasti Ribeiro Facincani, ressaltou a importância do encontro para a exposição das vulnerabilidades e limitações do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde. “Queremos defender que os dados sejam trabalhados e validados.  O encontro reforçou essa questão e estimulou a discussão sobre o tema”, pontuou.

A palestra analisou as transformações necessárias para que a interpretação correta dos resultados seja concretizada, reforçou a necessidade de aperfeiçoamento das análises de resultados e da validação de dados e amostras.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores