
Eficiência nos prazos de atendimento, leitura automatizada, modelos de tarifação e business intelligence no gerenciamento foram alguns dos assuntos tratados nesta terça-feira, dia 5, na segunda reunião da Câmara Técnica Comercial (CTC) da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe).
Com a participação de representantes de 15 empresas de saneamento, o encontro foi realizado em Florianópolis, na sede da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).
A reunião teve como pauta: A apresentação do novo modelo de tarifação de serviços da Casan composto de dois componentes: Tarifa de Disponibilidade Operacional – TDO + Volume Micromedido; Sensor IEPA – índice de eficiência de prazos de atendimento: com a apresentação do uso de ferramentas de Bussiness Inteligence – BI como base de gerenciamento de execução e balizador de tomada de decisão; Software de Serviço de Leitura Automatizada –SLA; Tamponamento de esgoto para clientes inadimplentes; Banco de Preços Comercial; Elaboração da ferramenta de consulta de preços de produtos e serviços utilizados pela área comercial das empresas; Eleição coordenador e secretário e Plano de trabalho da CTC em 2018.
O presidente da Casan, Adriano Zanotto, deu boas-vindas aos participantes e destacou a importância das discussões. “A Casan se sente honrada em recebê-los, em especial porque estamos a um dia da abertura do Congresso Catarinense de Saneamento, que objetiva justamente dialogar sobre nossas pautas com a sociedade”, disse Zanotto.
“Questões como a tarifária e a eficiência no atendimento são fundamentais, têm impacto direto em todos os sistemas na área de saneamento e em especial nos usuários”, destacou o presidente que recebeu os participantes ao lado do diretor Comercial da Casan, Antônio Varella.
Aproveitando a presença dos profissionais das várias regiões do país, Zanotto e Varella também convidaram a todos para estenderem sua visita a Florianópolis, participando da 2ª edição do Congresso Catarinense de Saneamento, que se inicia às 14h desta quarta-feira.
“Estas reuniões nos proporcionam um compartilhamento fundamental de ideias e de boas práticas para aprimorarmos de nossos serviços”, complementa o gerente comercial da Casan, Valério Campos.
Participaram da reunião, membros da CTC das seguintes Empresas Estaduais de Saneamento: Caema, Caern, Caesb, Cagece, Casan, Cesan, Compesa, Copasa, Corsan, Cosanpa, Deso, Sabesp, Saneago, Sanepar e Sanesul. Além da participação do assessor jurídico da Aesbe, Antonio Jr.