Agência Câmara Notícias

A Câmara dos Deputados irá participar, em março de 2018, o Fórum Mundial da Água, que ocorrerá pela primeira vez no Hemisfério Sul. Organizado pelo Conselho Mundial da Água desde 1997, o fórum é considerado o mais importante evento sobre o tema.

A cada três anos, um país anfitrião recebe os principais especialistas, gestores e organizações que atuam no setor para debater e definir compromissos políticos sobre os recursos hídricos em todo o mundo.

Em 2018, o evento em Brasília será dividido em cinco comissões: Processo Temático, Processo Regional, Processo Político, além do Grupo Focal de Sustentabilidade e do Fórum Cidadão. A comissão do Processo Político tem como objetivo principal engajar autoridades mundiais, entre elas os parlamentares, na busca por soluções na gestão da água. A expectativa dos organizadores é que a capital brasileira receba cerca de 30 mil representantes de mais 100 países durante o fórum.

União Interparlamentar

O secretário de Relações Internacionais da Câmara, deputado Átila Lins (PSD-AM), e o senador Jorge Viana (PT-AC) entregaram o convite oficial para o evento ao presidente da União Interparlamentar (UIP), Saber Chowdhury, que é deputado em Bangladesh. Os parlamentares estão reunidos na 137ª Assembleia da UIP, que se estende até o dia 20 de outubro, em São Petersburgo, na Rússia.

O fórum será realizado entre os dias 18 e 23 de março de 2018, em Brasília.