Cagepa recebe missão da Agência Francesa de Desenvolvimento

A Companhia de Águia e Esgotos da Paraíba (Cagepa) abriu nesta segunda-feira (26) os trabalhos de apresentação da sua estrutura, projetos e demandas para a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que está em missão em João pessoa (PB) até a próxima sexta-feira (30). A partir dessas reuniões de trabalho, a comitiva de diretores da AFD irá avaliar a situação econômico-financeira e operacional da Cagepa com a intenção de firmar uma parceria de investimentos.

O evento está sendo realizado na Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) e conta com a presença de diretores, assessores, gerentes e técnicos da Cagepa, secretários de Estado, além da comitiva francesa. Até sexta, serão elencadas as necessidades e potenciais da Cagepa para receber a cooperação da AFD no desenvolvimento do setor de saneamento.

O diretor adjunto da AFD no Brasil, Léo Gaborit, explicou que essas tratativas são necessárias, já que a modalidade de intervenção da agência exige análises financeiras especiais e a estruturação de uma contrapartida socioambiental. “Essa agenda é muito importante e precisaremos do conjunto dessas informações para repassar para o nosso dossiê de crédito. Se tudo se encaminhar bem, devemos iniciar nossa parceria com a Cagepa até o início de 2023”, afirmou.

O presidente da Cagepa, Marcus Vinicius Neves, destacou o ganho imensurável que a companhia pode garantir a partir desse financiamento. “Estamos em busca não apenas de um empréstimo, mas principalmente dessa oportunidade de aprendizado, de crescer com as soluções que serão levantadas, de elevar o padrão da Cagepa. Ou seja, fazer obras, mas, acima de tudo, modernizar a empresa, dando a maior eficiência e aproveitando os recursos naturais disponíveis. Nós temos muito a mostrar e muito a avançar. Estamos plantando uma semente hoje que deve passar por várias outras gestões”, pontuou Marcus.

A Agência Francesa de Desenvolvimento atua em cinco continentes e financia projetos em mais de 110 países, em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que leva em conta 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Em 2021, 1,7 bilhão de euros foram engajados somente na América Latina. No setor de saneamento, a AFD vem firmando parcerias com companhias brasileiras nos últimos anos, colaborando com recursos e consultorias para a melhoria dos serviços.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores