Cagece renova concessão e vai investir R$ 5,29 milhões em Baturité (CE)

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) renova nesta quinta-feira (9), o Contrato de Delegação de Serviços Públicos de Esgotamento Sanitário e Abastecimento de Água em Baturité. A lei municipal que autoriza a concessão foi sancionada em junho deste ano, permitindo ao poder executivo municipal firmar convênio de cooperação com o estado e contrato de programa com a Cagece. O primeiro contrato de delegação de serviços em Baturité foi assinado em 1979 e teve validade de 30 anos.

No plano de investimento estão previstos para curto prazo (quatro anos), investimentos de R$ 5,29 milhões para ampliação da rede de abastecimento de água na sede municipal em parceria com a Prefeitura de Baturité. Atualmente, o município de Baturité possui cobertura de abastecimento de água de 99% na sede municipal, contemplando 26 mil habitantes, e cobertura de esgotamento sanitário de 3,87%, beneficiando cerca de mil moradores.

Além disso, estão inclusas nesses investimentos melhorias operacionais e no atendimento, recuperação de ativos e elaboração do projeto de esgotamento sanitário e do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Após a conclusão do Plano, o contrato será aditado para a inclusão das metas de médio e longo prazo para universalização dos serviços delegados.

Segundo o gerente de Concessão e Regulação da Cagece, João Rodrigues Neto, a concessão dos serviços vai possibilitar que a Cagece busque captar recursos para investir na universalização do saneamento na cidade. “Após a elaboração do Plano Municipal de Saneamento, que está sendo produzido pela prefeitura com apoio técnico da Cagece, a companhia vai poder traçar metas em comum acordo com o município para definir o horizonte dessa universalização”, afirma.

A assinatura do contrato que renova a Delegação de Serviços Públicos de Esgotamento Sanitário e Abastecimento de Água em Baturité acontece durante solenidade de inauguração do novo Terminal Rodoviário cidade. Na oportunidade, participam da solenidade o secretário das Cidades, Paulo Lustosa, a diretora de Mercado da Cagece, Cláudia Caixeta, o superintendente do Detran CE, Igor Vasconcelos Ponte, entre outros.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on telegram

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores