Cagece publica Edital para projetos de eficiência energética

Por Assessoria de Comunicação da Cagece

24/07/2019

A empresa selecionada também terá o papel de submeter os projetos por ela elaborados às Chamadas públicas da Enel e executá-los, caso sejam aprovados nestas.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realiza Chamamento Público para selecionar uma Empresa de Serviço de Conservação de Energia (Esco). A empresa vencedora será responsável por elaborar projetos de eficiência energética nas Unidades Consumidoras (UCs) de energia elétrica da companhia, no âmbito do Programa de Eficiência Energética (PEE) regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia último dia 17 e encontra-se disponível no portal da Cagece. O recebimento das propostas será no dia 8 de agosto, na sede da Cagece.

Será selecionada a Esco que demonstre maior experiência e competência em elaboração de projetos de eficiência energética no âmbito do PEE, com o intuito de promover a eficiência energética e reduzir os custos com energia elétrica nas instalações da companhia. A empresa selecionada também terá o papel de submeter os projetos por ela elaborados às Chamadas públicas da Enel e executá-los, caso sejam aprovados nestas.

“Como a Cagece não terá desembolso financeiro na seleção de empresa para a apresentação de projetos junto à Enel, verificou-se a oportunidade de selecionar uma Esco para propor projetos nas Chamadas Públicas da Enel”, destacou Michele Aguiar, coordenadora de eficiência operacional da Gerência de Controle, Desenvolvimento e Eficiência Operacional (Gdope).

A maior parte do consumo de energia elétrica na Cagece se concentra nas unidades operacionais dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. A realização de ações de eficiência energética nestas unidades resultaria em grandes benefícios para a empresa. “A Cagece precisa investir, manter e aprimorar a eficiência energética de seus sistemas. Neste sentido, a Chamada Pública das distribuidoras de energia elétrica se configura como uma grande oportunidade para que estes investimentos sejam viabilizados, pois estas devem investir anualmente uma parte de sua receita no desenvolvimento de programas de eficiência energética”, acrescentou Michele.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores