Cagece investe em planta de energia solar para produção de energia limpa, em Fortaleza (CE)

Por Assessoria de Comunicação da Cagece

Placas solares são instaladas no prédio anexo à sede na Cagece

Olhando para o desenvolvimento sustentável, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está investindo na instalação de uma planta de energia fotovoltaica, com o objetivo de produzir energia limpa para utilizar na própria empresa. O equipamento, em processo de instalação no prédio anexo à sede, no bairro Vila União – em Fortaleza (CE), vai diversificar a matriz energética não só dessa instalação, mas também da loja modelo da companhia, localizada no bairro Aldeota.

A iniciativa é sustentável porque gera energia limpa a partir da luz solar, uma fonte renovável. Quando estiver concluída, no final de abril, a planta terá uma potência instalada de 74,25 kWp, com estimativa de geração de 9.975kWh/mês, o suficiente para abastecer energeticamente os dois prédios da Cagece.

O sistema funcionará da seguinte maneira: primeiro, as placas da Cagece captam energia solar e abastecem o prédio, o que não for consumida será injetado na rede da distribuidora Enel. Através de um sistema que age por compensação, a energia excedente gerada é descontada na fatura dos locais escolhidos previamente, por um período de até 60 meses após a geração.

O projeto teve investimento de R$ 455 mil, com retorno financeiro em aproximadamente 5 anos. Com uso responsável da energia, a Cagece alcançará uma economia de R$ 83.649,60 por ano.

O sistema de energia solar terá ainda como diferencial, a capacidade de reter a água no período de chuvas para ser reutilizada: “junto com o sistema, foi previsto também uma mecanismo para armazenar água das chuvas, que será reaproveitada na irrigação dos jardins da companhia”, explica Michele Aguiar, coordenadora de Eficiência Operacional da Cagece.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores