Cagece instala primeira rede de esgoto em comunidade operada pelo Sisar

Os moradores do distrito de Capitão-Mor, no município de Pedra Branca (CE), contarão com melhores condições sanitárias a partir de outubro deste ano. Isso porque a localidade será a primeira comunidade do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) a receber um sistema de esgotamento sanitário. A iniciativa conta com financiamento do banco alemão KFW, por meio do programa Ceará III.
Como forma de garantir maior sustentabilidade, além de coletar e tratar o esgoto gerado na comunidade, o efluente produzido no sistema será utilizado para irrigação em área próxima a estação.
No total, o sistema que beneficiará cerca de 1680 famílias, conta uma rede de 4.280 m de extensão. Para a instalação da obra foram investidos recursos no valor de R$ 4.869.800,61.
A localidade de Capitão Mor está filiada ao Sisar da Bacia do Banabuiú, com sede em Quixadá (CE). A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) entra como parceira, com ações de capacitação e orientação nas comunidades, quanto a execução e manutenção dos sistemas de tratamento e distribuição de água, mas após a conclusão da obra, será o próprio Sisar que vai operar o sistema.
Para a gerente de Saneamento Rural da Cagece, Otaciana Ribeiro, além de melhores condições sanitárias, a instalação de um sistema de esgoto traz ainda outros benefícios: “O tratamento de esgoto elimina a poluição dos rios, e demais cursos de água, permitindo que estas permaneçam balneáveis e fonte de aproveitamento hídrico para consumo humano. Dessa forma, ficam garantidas as boas condições de saúde pública, eliminando a contaminação de pessoas e animais por meio da água, o maior veículo de transmissão de doenças” afirma.
Saiba mais
O Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) é uma instituição não governamental que, orientada pela Cagece, opera em comunidades rurais, em parceria com associações de moradores. O objetivo dessa organização é facilitar o desenvolvimento e manutenção dos sistemas implantados pela Cagece, de forma autossustentável.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cagece

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores