Cagece coopera para implantação de projeto de esgotamento sanitário em Angola, na África

Com informações de Cagece

Pela experiência exitosa da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) com o modelo de saneamento rural, que é referência mundial, o Ceará foi o estado escolhido para representar o Brasil em uma missão internacional de cooperação em Angola, na África. Trata-se do Programa de Parceria mantido entre o nosso país e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que tem o objetivo de melhorar as capacidades de saneamento, higiene, qualidade da água e gerenciamento de resíduos (conhecido com WASH), naquele país.

O projeto, financiado pelo Fundo Índia, Brasil África do Sul (Fundo IBAS), é coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com o Governo de Angola. Para compartilhar o conhecimento brasileiro no tema, o diretor de Unidades de Negócio do Interior da Cagece, Helder Cortez, e o secretário-executivo de Saneamento, da Secretaria das Cidades, Paulo Lustosa, além do engenheiro projetista, Fabiano Lira, da Cagece e de representes da Funasa-Ce, estiveram em Angola no período de 23 a 27 deste mês. Lá, eles participaram da primeira reunião do Comitê de Gestão do Projeto de Cooperação Sul-Sul Trilatera

“Saneamento Condominial Simplificado na Municipalidade de Viana” e cumpriram toda uma agenda de trabalho e cooperação, naquele país.

Conforme ressalta Helder Cortez, representantes do governo angolano fizeram uma visita à Cagece e escolheram o tipo de cooperação. Assim, a companhia, atendendo a convite da ABC, integrou a delegação brasileira para realizar a programação definida previamente. “Tudo que foi planejado foi cumprido. Estivemos em várias comunidades para escolher em qual área vamos atuar.

A Cagece e a SCidades vão trabalhar como consultores, apoiadores. Já a Angola vai desenvolver o projeto e executar a obra de implantação do sistema condominial de esgotamento sanitário. Há um comprometimento de todas as equipes e do governo de Angola. A ideia é transferirmos conhecimentos. Isso é muito bacana. Há interesse de outros países da África também por essas parcerias”, ressalta Helder.

Viana, uma cidade metropolitana com cerca de 3 milhões de habitantes, foi a escolhida para receber o projeto-piloto de implantação de redes condominiais de esgotamento sanitário. O projeto será desenvolvido por técnicos do governo angolano, com orientações de profissionais da Cagece. “Vamos dar consultoria nessa área e a Secretaria das Cidades dará sobre a coleta seletiva, com todo ensinamento e preparação para que a comunidade faça esse trabalho de resíduos sólidos.

O programa está previsto para ser desenvolvido em dois anos. A primeira agenda foi essa viagem, onde cumprimos todos os compromissos e, até o final do ano iremos treinar as equipes, já orientando na elaboração do projeto de esgotamento condominial”, acrescenta o diretor da DNI.

Esta não é a primeira cooperação da Cagece com a África. Em 2016, a companhia, por meio da Gerência de Projetos (Gproj), desenvolveu o projeto-piloto de um sistema de esgotamento sanitário para atender com coleta e tratamento de esgoto os moradores de um condomínio com 780 habitantes, na cidade de Wukro, na região de Tigray, na Etiópia. O sistema foi inaugurado em 2018 e a Gerência de Saneamento Rural (Gesar) desenvolveu um modelo de gestão para mesmo.

O projeto também fez parte da Cooperação Sul-Sul Trilateral entre o Governo do Brasil, o Governo da Etiópia e o Unicef pelo período de 2015-2017, e teve como objetivo promover uma política de saneamento naquele país, através a implantação de um projeto-piloto de esgotamento sanitário e um marco regulatório dos serviços de esgotamento sanitário.

“Queremos deixar para eles uma herança maravilhosa para que possam replicar em outras regiões de Viana ou de outras cidades. Até para própria Luana, capital. Importante é transferirmos todo esse conhecimento. Vai ser bem interessante. Já fizemos isso em Etiópia, estamos hoje em Angola e já tem outros países interessados. Primeiramente, vamos cumprir nossa meta em Angola”, completou Helder Cortez.

Saiba Mais

Em matéria publicada no seu site no dia 25 de maio, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente de Angola, Filipe Zau, destacam a experiência do nosso estado.

“A delegação brasileira conta com representantes de todas as instituições parceiras do projeto e ficará em Angola entre os dias 23 e 27/05 para conhecer de perto a realidade de Viana, região provincial de Luanda, onde uma estrutura física de saneamento condominial será construída, em caráter piloto, a partir das boas práticas desenvolvidas no Brasil, particularmente no Ceará. A experiência-piloto pretende servir de modelo para a construção de outras estruturas semelhantes pelo governo angolano, nas demais regiões daquele país. Além disso, como previsto no âmbito do Programa de Parceria Brasil-UNICEF, poderá servir também de parâmetro para replicação da iniciativa em outros países africanos.”.

“Durante a reunião do comitê gestor, o Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente de Angola, Filipe Zau, agradeceu à ABC e ao MRE pela boa vontade em realizar projetos de cooperação técnica em parceria com o Governo angolano. Zau também enalteceu o Estado do Ceará pelas inovações no setor e afirmou que o saneamento é uma das áreas prioritárias de investimento do atual governo. “Este é um projeto que inclui saneamento e educação ambiental, dois importantes eixos para a sociedade angolana”, disse. “Por meio da cooperação Sul-Sul fica muito mais fácil realizarmos esse trabalho, que representa maior aproximação entre o Brasil e Angola”, completou.”.

Sistema Condominial

O Sistema Condominial é uma alternativa mais barata de coleta de esgoto, que trata a quadra como um condomínio e que interliga caixas de esgotos de imóveis de uma mesma rua ou trecho ao coletor principal. Nesse sistema, a participação comunitária também é importante para a solução coletiva dos problemas locais de saneamento, principalmente referente à manutenção das redes.

WASH

O WASH (Improvement of Sanitation, Hygiene, Water and Waste Management, em inglês) é um modelo de serviço integrado promovido pelo Unicef, que inclui a melhoria em saneamento, a gestão de resíduos sólidos, a promoção da higiene, a qualidade da água provida, além de outros aspectos do saneamento, com a maior participação da comunidade envolvida.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores