Caerr dá dicas aos usuários de como evitar vazamentos na rede de água

Você sabe como descobrir se possui algum tipo de vazamento na rede de água na sua residência? É comum encontrar dentro de casa situações de desperdício de água que são classificadas como vazamentos. São aquelas ocasiões em que o chuveiro, a torneira do tanque, da pia do banheiro ou da cozinha ficam derramando pequenas gotas ou fios de água. O vazamento pode ser também subterrâneo.
Em muitos casos, os consumidores não percebem esse problema por achar que se trata de uma situação corriqueira. No entanto esse descuido pode causar consequências negativas para o meio ambiente, por conta do desperdício de água e para o bolso do consumidor, que acaba tendo que pagar mais caro pelo consumo.
De acordo com o presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr), Danque Esbell, é preciso estar atento para evitar que a situação saia do controle.
“Muitas vezes por conta dos compromissos do dia-a-dia, muitos consumidores acabam deixando de lado os cuidados importantes que devem ter com a rede, como, por exemplo, acompanhar de forma contínua o nível de consumo de água”, esclareceu o presidente.
De acordo com o presidente nestes casos toda vez que o setor responsável registra um aumento expressivo no valor de cobrança é feito um comunicado ao usuário para que ele verifique a rede.
“A empresa adota esse cuidado para garantir a boa relação com os usuários que só se dão conta do problema quando recebem a fatura e constatam o aumento no valor da cobrança”, complementou.
DESPERDÍCIO
Diante da preocupação com as consequências dos vazamentos a Companhia realizou um levantamento onde foi constatado que se uma torneira ficar aberta pingando devagar, são desperdiçados, por dia, 46 litros de água, 1.400 litros ao mês, se a torneira ficar aberta pela metade, o volume de água jogado fora, por dia, fica em torno de 16.500 litros, e de 495.000 litros ao mês, e se  a torneira ficar aberta totalmente são desperdiçados, por dia, até 34.000 litros de água e por mês, 1.020.000 litros.
DICAS
Medidas simples e rápidas podem ajudar a perceber se existe algum tipo de vazamento na rede de água na residência. Uma delas é fechar todas as torneiras dentro de casa e o chuveiro e em seguida verificar no hidrômetro se o relógio que faz a contagem de consumo está parado. Se mesmo com as torneiras fechas o relógio continuar trabalhando é porque há vazamento de água na residência.
Além disso a Companhia alerta também para os possíveis vazamentos subterrâneos que também pode comprometer o funcionamento da rede.
Conforme Esbell a partir da instalação do hidrômetro a Caerr não tem autonomia para interferir no funcionamento da rede na área interna.
“Essa é uma responsabilidade do proprietário do imóvel, por isso é fundamental que o consumidor faça diariamente a vistoria dentro de casa”, enfatizou.
DÚVIDAS
A Companhia disponibiliza canais de comunicação onde a população pode tirar dúvidas e esclarecer sobre como proceder nestes casos. Entre eles estão a Central de Atendimento, 0800.280.9520, das 7h às 18h, o aplicativo Caerr Mobile (disponível para Android) ou por meio do portal da Companhia, www.caer.com.br.
“Nosso objetivo é prestar um serviço público de qualidade e atender a população da melhor maneira possível. Por isso disponibilizamos os canais de comunicação onde a população pode ainda tirar dúvidas e receber orientações importantes”, finalizou Esbell.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Caerr

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores