Caerr abre calendário de ações socioambientais de 2019 em Roraima

Por Assessoria de Comunicação da Caerr

A caminhada ecológica da Caerr ocorreu em Boa Vista (RR) neste domingo (27)

No último domingo de janeiro a Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) deu o ponta pé inicial nas ações socioambientais definidas para 2019. Nem mesmo o calor forte intimidou os voluntários que entre paisagens exuberantes, nas praias do Caçari e Polar, participaram da Caminhada Ecológica.

“Esse é o início de um trabalho forte que será mantido ao longo de todo o ano atendendo a preocupação do governador Antônio Denarium com o meio ambiente, e quando realizamos ações dessa natureza mostramos que a empresa está cumprindo com a sua obrigação de oferecer um serviço de qualidade pautado também na responsabilidade ambiental”, esclareceu presidente da Caerr, James Serrador.

A Caminhada está na 3ª edição e é coordenada pelo NMA (Núcleo de Meio Ambiente). Dessa vez reuniu cerca de 120 voluntários, entre colaboradores da Companhia e integrantes de instituições civis e militares.

“Sem dúvida registrar a presença de tantas pessoas nessa ação é muito gratificante, pois demonstra o envolvimento de toda a equipe de trabalho e de pessoas que direta e indiretamente colaboram como o governo nas ações de preservação do meio ambiente, fundamental para o bem-estar coletivo”, enfatizou o vice-governador, Frutuoso Lins, que participou da Caminhada.

O foco dessa ação é a retirada de resíduos sólidos das praias e com isso evitar que esse material desague no rio Branco. Ao todo cerca de 300 quilos de resíduos foram retirados do meio ambiente.

Quando soube da Caminha a funcionária pública Francinete Silva Lima, 58, fez questão de preparar o chapéu e o protetor solar pra participar. “Eu vi o convite na tv e na mesma hora anotei na minha agenda e me preparei pra participar. Eu acho muito importante a gente estar junto e contribuir para uma ação como essa, pois os maiores beneficiados serão as futuras gerações”, salientou Francinete.

Na primeira ação do ano foi realizada também a análise da água pela Atema (Assessoria Técnica de Meio Ambiente). Na primeira avaliação os índices de balneabilidade mostraram que as praias estão com água boa para visitação.

“Na semana que vem concluiremos as análises para verificar ainda os outros parâmetros estabelecidos pelas portarias do Conama que “dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento”, salientou o biológo da Caerr, Leônidas Filho.

Durante quatro quilômetros de muita atenção e em cada cantinho das praias foram retirados restos de plástico, vidro, latinhas de alumínio, garrafas peti e até eletrodomésticos que não servem mais.

“A ação faz parte do programa “Caerr Socioambiental”, que tem outros cinco projetos com foco na educação como ferramenta de conscientização ambiental. A nossa expectativa agora é reforçar esse trabalho este ano com a ajuda de todos os voluntários”, agradeceu Airlene Carvalho, chefe do NMA.

Compartilhe

Confira também nossas publicações

Veja todas nossas
edições anteriores